O governo de São Paulo aprovou uma Parceria Público Privada (PPP) que pode tornar possível a reativação ou implantação de nova linha férrea voltada ao transporte de passageiros entre Santos e a Capital. Na região, o início das operações está previsto para 2019, com investimentos próximos de R$ 4 bilhões.
O ramal santista integrará a futura malha ferroviária estadual, composta de 432 quilômetros, a interligar 14 cidades à Capital, ao terminal de passageiros do cais santistas e aos aeroportos de Campinas e Guarulhos.
Duas empresas se interessaram em executar o projeto, previsto pelo governo paulista desde 2010. Haverá linhas entre São Paulo, Jundiaí e Campinas, São Paulo, São Roque e Sorocaba, São Paulo e São José dos Campos e também entre São Paulo, o ABC e Santos. O investimento será de R$ 18,5 bilhões, da iniciativa privada e do poder público.
O início das obras do complexo, que ainda precisa ser licitado, está programado para abril de 2014. Já no trecho santista, as intervenções devem ser iniciadas somente em 2016.
O trem será expresso, com velocidade de 160 km/hora e vai aproveitar trechos de linhas férreas já existentes. Desta forma, a viagem ente Santos e São Paulo seria feita em até 50 minutos (mesmo tempo que um ônibus leva sem considerar eventuais congestionamentos).
A previsão é que a tarifa fique em torno de R$ 15,00 concorrendo com o modal rodoviário (na rodoviária de Santos, a passagem custa R$ 20,54).
G1
ACREDITO QUE VOLTEM OS TRENS DE PASSAGEIROS ENTRE SÃO PAULO E SANTOS, MAS E PRINCIPALMENTE, SE OS PETRALHAS NÃO CONSEGUIREM O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO “NUNCA”! COM ELES EM QUALQUER PODER, TUDO É UM ATRASO!!