A Prefeitura de Santos inicia neste domingo a Operação Verão com Segurança para garantir o bem-estar dos santistas e visitantes na temporada. A partir do próximo dia 27, a ação será realizada em conjunto com o governo do Estado, que vai enviar mais 200 policiais militares. A operação segue até 31 de janeiro.
Segundo a Secretaria de Segurança (Seseg), do contingente efetivo de 355 guardas municipais e 178 guardiões-cidadãos, serão designados 108 e 140, respectivamente, para atuar exclusivamente na orla. Os demais serão distribuídos em outros pontos da cidade, com ênfase para o Centro Histórico, onde também há grande fluxo de pessoas.
Conforme explicou o secretário de Segurança, Cláudio Marques Trovão, a corporação usará dez viaturas – uma delas com câmera móvel – cinco motos, dez bicicletas e 36 pistolas (armas de eletrochoque não letais). Com o objetivo de reforçar ainda mais a segurança, 18 novas câmeras de monitoramento vão integrar a vigilância na orla. O trecho, que já conta 25 câmeras, passa a contar com 43. De acordo com a Seseg, sete delas ficam na praia do José Menino, três no Gonzaga, três no Boqueirão, uma no Embaré, duas na Aparecida e outras duas na Ponta da Praia.
Base
Uma base operacional para a GM e PM funcionará na antiga ilha de conveniência (praça Paulo Viriato Corrêa da Costa), no Boqueirão. Outra medida que será adotada é a participação de 16 integrantes do programa ‘Salva surf’/Guardião Cidadão, que estarão à disposição do Corpo de Bombeiros, além de mais 26 guarda-vidas fixos e 20 temporários.
Outro serviço oferecido será o S.O.S Criança, pelo qual os pais devem levar os filhos a um dos postos de salvamento, onde uma pulseira de identificação será colocada no pulso das crianças.
A Operação Verão com Segurança tem apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Corpo de Bombeiros e polícias militar e civil, e das secretarias de Esporte, Turismo e Meio Ambiente.
A Tribuna