Santos se prepara para receber cerca de 5 milhões de turistas na temporada

Quatro em cada cinco viajantes de cruzeiros marítimos nesta temporada farão escala em cidades do Litoral paulista, e Santos é a principal rota dos turistas. Os números, da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), chamam a atenção aos preparativos para o verão – quando a população flutuante pode crescer até três vezes na Cidade.

As cidades da Baixada Santista já respiram os ares do período. Pelos cálculos da Secretaria Estadual de Turismo, esperam-se 10 milhões de visitantes nas praias paulistas.

Para melhor recebê-los, a receita é colocar a mão na massa: investir em infraestrutura para dar mais conforto e minimizar problemas recorrentes nesta época do ano. E a Prefeitura de Santos corre para concluir uma das maiores promessas do Governo: a reurbanização dos quiosques da orla.

Nesta semana, é esperada a entrega das chaves aos permissionários dos novos quiosques do Canal 3. A expectativa é que o funcionamento dos espaços comece de sábado em diante. Serão quatro módulos, cada um com dois quiosques, e mais um quiosque de coco verde.

E, até o final do mês, o conjunto de novos equipamentos do Canal 6 deverá ser inaugurado. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Edificações, as equipes trabalham no acabamento, com colocação de telhado e concretagem do piso. Outro ponto de obras será diante da Igreja do Embaré, no Canal 4, onde já começou a demolição, mas a obra acaba em 2013.

Segurança

Na temporada passada, 4,7 milhões de pessoas passaram por Santos, conforme cálculo da Secretaria de Municipal de Turismo. Tal quantidade abrange os veranistas de cruzeiros, os visitantes de fim de semana, aqueles que têm apartamentos na Cidade ou quem se instala na casa de parentes. Para a temporada que bate à porta, a expectativa é de um incremento entre 5% e 10% (algo entre 235 mil e 470 mil turistas a mais).

Com mais gente, os serviços públicos são exigidos na mesma proporção. Dessa forma, a coleta de lixo e a fiscalização de comércio receberão reforços. Situação que também será levada à segurança pública, que terá auxílio de 200 policiais militares oriundos do Interior do Estado. O deslocamento se deve à Operação Verão, por meio de um convênio entre Prefeitura e Secretaria Estadual de Segurança Pública, que se inicia em 28 de dezembro.

O efetivo extra se somará aos policiais lotados nos batalhões da Cidade, a 355 guardas municipais e 178 guardiões-cidadãos de Santos. A antiga ilha de conveniência do Boqueirão se transformará numa base da Guarda Municipal.
No mar, 16 integrantes do programa Salva Surf ficarão à disposição do Corpo de Bombeiros para reforçar o salvamento nas praias. A Guarda Municipal terá dez viaturas, uma delas com câmera móvel; cinco motos; dez bicicletas; e 30 pistolas do tipo taser (de eletrochoque, não letais).

Outro serviço importante será o SOS Criança, parceria da Guarda com o Corpo de Bombeiros. Ao chegar à praia, os pais e responsáveis deverão se dirigir a um dos postos de salvamento para receber uma pulseira de identificação, que será colocada no pulso das crianças.

A segurança terá o auxílio de 18 câmeras de vídeo em pontos cegos da orla.

 

A Tribuna

 

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s