Fazenda Cabuçu, na Área Continental de Santos

centro-71410

Casa de farinha, engenho de açúcar ou ponto de tropeiro? Por enquanto, só há especulação sobre as ruínas descobertas no sopé da Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica, na área conhecida como Fazenda Cabuçu, na Área Continental de Santos. “É importante divulgar a existência delas para que sejam preservadas”, acredita Renato Marchesini, da operadora de turismo receptivo Caiçara Expedições, que incluiu a trilha entre suas opções de passeios de ecoturismo.

Para quem gosta de história é um mistério e tanto. As pilastras de pedras se alinham sobre uma espécie de corredor e poço também feitos de pedras. Duas dessas pilastras são vazadas, como se ali se apoiasse algum instrumento. O mato cobre boa parte do lugar, que fica próximo à cachoeira Cabuçu.

Razões para as especulações não faltam. A Fazenda Cabuçu é uma propriedade particular às margens da Rodovia Rio-Santos. O acesso é permitido sob o monitoramento de agências credenciadas para melhor preservação ecológica. O local representa uma referência histórica, já que no período de colonização abrigou a Companhia de Jesus, que ali montou um posto de catequese para os índios.

Na primeira metade do século XX, a região foi ocupada por plantações de banana, cuja produção era transportada por meio de barcos até o Mercado Municipal, em Santos. A queda no preço da banana e as pragas que atingiram as plantações fizeram com que a fazenda passasse a servir como lenheiro, principalmente devido à dificuldade de obtenção de combustível, durante a Segunda Guerra Mundial.

Cachoeira e piscina natural

A Trilha da Ruína é o mesmo caminho que leva à cachoeira do Cabuçu, um passeio que merece ser feito por turistas e também santistas, já que boa parte da população desconhece este outro lado da cidade. O porto, as praias, as zonas residenciais e comerciais ocupam apenas 39,4 km² do território de Santos. Os 231,6 km² restantes correspondem à área continental, na maior parte constituída por Mata Atlântica e que apresenta três ecossistemas – mata de encosta, manguezal e restinga -, exibidos nos roteiros de ecoturismo.

A cachoeira é o ponto alto do roteiro, com cerca de 10 metros de altura, descendo sobre enorme rocha como um tobogã e formando uma piscina natural. A trilha possui extensão de 6 km (ida e volta) de caminhada leve, em terreno praticamente plano, por isso pode ser feita por crianças a partir de 7 anos.

O primeiro trecho é realizado na planície costeira, onde a vegetação de Mata Atlântica encontra-se em recuperação. O segundo trecho abriga mata original, com samambaias, bromélias, orquídeas, trepadeiras, palmitos, lírios, atrativos naturais como córregos, grandes árvores e, com alguma sorte, é possível avistar espécies da fauna local. Durante o caminho, os guias vão explicando a rica diversidade da Mata Atlântica e até passando dicas de sobrevivência na mata. O passeio é finalizado com um delicioso lanche preparado na casa de uma moradora local.

Informações

No site www.caicaraexpedicoes.com é possível conhecer este e outros passeios de ecoturismo oferecidos na região. A próxima Trilha da Ruína será domingo, dia 23 de dezembro. O tel é 3466.6905 e 8142.0151.

Jornal da Orla

Um pensamento sobre “Fazenda Cabuçu, na Área Continental de Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s