Cais santista recebe cinco navios e tem esquema especial neste sábado

Trafegar pela Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos hoje pode não ser uma tarefa fácil. Cinco navios de cruzeiro vão atracar simultaneamente no complexo santista, levando quase 20 mil turistas ao Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. Será a primeira vez que isso acontecerá nesta temporada.

Para minimizar os impactos desse movimento, a Guarda Portuária preparou um esquema especial. O destaque vai ficar para um acordo feito com o terminal T-Grão Cargo, que fica ao lado da instalação de cruzeiros. Segundo a Codesp, os caminhões não poderão fazer desembarque entre as 8 e as 12 horas. Os veículos ficarão retidos no Ecopátio.

Entre as demais medidas a serem adotadas, estão o aumento no efetivo de agentes e alterações no tráfego de trens na linha férrea que passa em frente ao terminal de passageiros. Ao contrário do que foi feito no ano passado, não haverá paralisação total da linha. Estão previstas somente adequações no horário de pico de movimentação, como a ampliação do intervalo entre as passagens das locomotivas.

Além das ações da guarda, a Concais, empresa que administra o terminal, adotou um plano desde o início da estação para evitar ou reduzir congestionamentos na Avenida Perimetral: a segregação do tráfego. A estratégia consiste no uso da Perimetral apenas pelos turistas que estão saindo das embarcações e ônibus. Aos que embarcarão, o trajeto indicado é a Avenida Eduardo Guinle.

Dentro da instalação, a Concais também se planejou para garantir o conforto dos passageiros. A principal iniciativa foi o escalonamento da chegada dos navios, que não vão atracar todos no mesmo horário. O primeiro a parar no Porto será o MSC Fantasia, às 6 horas. Ele terá preferência devido a seu tamanho – é o maior a passar por Santos nesta estação – e por ter o maior número de turistas a bordo. A embarcação chegará com 3.562 hóspedes para desembarcar. Depois, receberá 3.682.

A ideia é liberar, logo cedo, os passageiros que virão a bordo da embarcação. O último a atracar será o Soberano, marcado para 10 horas. Por isso, a Concais pede aos hóspedes que vão embarcar nesse navio para não chegarem ao complexo santista antes das 12 horas, horário em que deve ser encerrado o desembarque. Já o Grand Mistral, Zenith e o Imperatriz vão estar na região entre 8 e 9 horas. Os passageiros que seguirão viagem em uma dessas embarcações devem estar no terminal somente por volta de 11 horas.

 

A Tribuna

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s