Mais de quatro mil viagens e 19 dias depois de implantado, o sistema de bicicleta pública – Bike Santos – já faz parte do visual urbano da Cidade. Haja vista que, não apenas na ciclovia à beira-mar, mas em vários bairros, as coralzinhas passaram a colorir as ruas de forma sistemática. O projeto de sustentabilidade tem parceria com a Prefeitura e a empresa Serttel.
Desde sua implantação no dia 29 de novembro e até o balanço feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foi contabilizada, somente até o dia 6 deste mês, média de 586 locações diárias.
Nessa fase inicial do projeto, o sistema oferece dez bicicletas em cada uma das 14 estações já em funcionamento. Mas, a Avenida Ana Costa receberá uma nova estação, assim que chegarem ao fim as obras de reurbanização no trecho entre a praia e a Praça da Independência, fechando essa primeira etapa.
É intenção da CET disponibilizar até o final do ano outras seis estações: nas praças Nossa Senhora Aparecida, Fernandes Prestes (diante da Rua Rodrigo Silva); Rua Alfaia Rodrigues com Benjamin Constant e Rua Barão de Paranapiacaba com Avenida Conselheiro Nébias. Ainda outras no Canal 2 (próximo à Rua Carvalho de Mendonça), e Rua Júlio Conceição com Avenida Conselheiro Nébias.
Por outro lado, até o final de janeiro outras 15 estações com mais de 150 bikes serão entregues na segunda etapa da implantação do sistema.
O Bike Santos possibilita compartilhar o uso de bicicletas sem qualquer custo, mas é necessário que o interessado esteja previamente cadastrado no site www.movesamba.com.br/bikesantos. No ato da adesão, é preciso autorizar o débito de R$ 10,00 no cartão de crédito como forma de caução.
A utilização da bike tem gratuidade de 30 minutos e o usuário tem a possibilidade de devolvê-la em qualquer estação. Após 15 minutos, ele pode novamente retirar outra bicicleta. Se os 30 minutos forem ultrapassados, automaticamente começa a contagem de débito sobre o valor da caução.
Vale lembrar que as bicicletas estão liberadas para usuários com altura de até 2 metros e que tenham até 100 quilos. O cestinho comporta no máximo 5 quilos. Outras informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao cliente, telefone (13) 4062-1699.
A Tribuna