Os ciclistas que trafegam em Santos devem obedecer as regras para bicicletas contidas no Código de Trânsito Brasileiro e também na legislação municipal, que proíbem, por exemplo, o tráfego destes veículos em calçadas, na faixa de areia e alamedas dos jardins da orla. As normas valem inclusive para as de uso público, do sistema Bike Santos, sendo que apenas as infantis são liberadas nas calçadas e alamedas.
Para orientar os condutores e coibir abusos que venham a colocar os pedestres em risco, a CET-Santos promove blitze periódicas em diferentes pontos da cidade, sempre com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar. Entre as infrações mais cometidas, estão trafegar nas calçadas e na contramão de vias públicas, avançar sinal vermelho e desrespeitar a travessia de pedestres.
A equipe de fiscalização também informa que onde existe ciclovia o condutor da bicicleta não pode utilizar as pistas destinadas aos demais veículos. Vale lembrar que o ciclista só pode transitar nas calçadas se estiver apenas empurrando a bicicleta.
se é para rir,não tem graça,isso sempre foi PROIBIDO, já na época que o prefeito era o Sr. Osvaldo Justo,já havia uma parceria com a PM, que pegavam as bikes dos infratores.Alguém lembra disso?
só que hoje pela manhã,fiz minha caminhada a beira mar do canal 5 até emissário e adivinhem o que vi no percurso? várias bikes com seus donos passeando tranquilos tanto pelo calçadão como a beira mar. Que tal haver mais fiscalização AGINDO?
É verdade Sueli a Guarda Municipal deveria estar mais atenta e coibir abusos.