Confira os enredos de cada escola de samba de Santos

É a Passarela do Samba Dráusio da Cruz o destino de mais de 35 mil foliões nos três dias de desfiles das escolas de samba de Santos. No primeiro dia, entram na avenida as escolas que buscam uma vaga no grupo principal. Nos demais, mais 10 escolas buscam o título do carnaval santista.

Os desfiles começam sempre às 22 horas, mas os portões para acesso ao público abrem duas horas antes. O público contará com 120 sanitários químicos, parte deles adaptados para deficientes, além de 14 lanchonetes que ajudarão entidades beneficentes da cidade.

A apuração das notas dadas pelos jurados acontece na quarta-feira de Cinzas (13), às 12h, no Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

enredos-das-escolas-de-samba

Confira os enredos de cada escola de samba:

Dragões do Castelo – Aborda as mais variadas formas de disputa, como o xadrez, passando pelas brincadeiras de criança (amarelinha, bola de gude e pião), chegando aos jogos religiosos (tarô e búzios), de azar (loterias, carteado e jogo do bicho) e também às competições esportivas, com o enredo: ¨Dragões do Castelo, a pedra do jogo”

Camisa Alvinegra – Apresenta o enredo: “Lendas e costumes do folclore brasileiro”. A escola traz as tradições do batuque, frevo, maracatu, festas juninas, abordando a cultura afro-brasileira e indígena.

Unidos da Zona Noroeste – Com o enredo: “Abra a sua mão que a cigana vai ler a sua sorte”, o tema aborda a cultura cigana, contando histórias de Santa Sara Kali, das origens do povo sem pátria e fronteiras, da magia, da música e de sua chegada ao Brasil.

Mocidade Dependente do Samba – A raiz da cultura afro-brasileira, suas tradições, rituais e crenças serão os temas abordados pela escola, que apresenta o enredo: “Ilê-Ifé… O Berço da Terra”.

Acadêmicos Bandeirantes do Saboó – Com o enredo: “Preconceito não, a Bandeirantes é conceito de Felicidade”, a escola discute as diversas formas de discriminação.

Padre Paulo – A escola que abre os desfiles do Grupo Especial fala sobre a Maçonaria com o enredo: “Da luz que se difunde, filosofia surgiu no mundo assombrado, a pura maçonaria”.

Real Mocidade Santista – Com o enredo: “Sou boneco folião no reino da animação!”, a escola fala sobre a arte dos criadores de bonecos, abordando sua história na Grécia, China e a chegada ao Brasil.

Mocidade Amazonense – A beleza, a cultura e a força do povo nordestino são as facetas do enredo: “Oxente, cabra da peste, Amazonense abraça os filhos do nordeste”.

Brasil – A escola vem com o enredo “Os mensageiros”, falando sobre todos os tipos de mensagens, recados e seus respectivos portadores, além dos sentimentos e revelações que estas comunicações provocam.

Vila Mathias – A beleza e a harmonia das cores, este é o tema escolhido pela escola que traz o enredo: “Um chuá de cores pelos pincéis da Vila”.

Império da Vila – “Oxóssi o rei da cidade de Ketu”, é o enredo da Império da Vila com objetivo de narrar os mitos do candomblé, contando a história de Oxóssi, orixá da caça e da fartura, habitante das florestas.

Sangue Jovem – Martin Luther King, Nelson Mandela e Pelé. Três grandes referências da cultura negra são os homenageados da escola com o enredo: “Hoje a Sangue Jovem exalta mãe África e os três guerreiros da paz!”

Unidos dos Morros – Respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Temas de grande relevância nos dias de hoje são abordados no enredo “Nas águas claras da reflexão, no abraço verde da imensidão…o Morro canta a preservação!”.

X-9 – Para defender o título de atual campeã do Carnaval, a escola vem com o enredo “Bem ou mal, mas falem de mim. Sou X-9 até o fim”, abordando os principais ditos e provérbios populares.

União Imperial – A escola conta a história do Marapé, um dos bairros mais tradicionais de Santos com o enredo: “Sou Marapé, sou canção… Quem disser que aqui não tem, é porque não conhece esse chão!”.

Jorna lda Orla

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s