Dersa diz que travessias vão operar com capacidade máxima

balsa santos guarujá

Cerca de 300 mil veículos devem utilizar as travessias litorâneas durante o feriado de Carnaval. Entre as seis travessias, a que deve receber maior número de usuários neste feriado é a Santos/Guarujá, onde são esperados mais de 220 mil veículos. Oito embarcações estarão disponíveis para operação entre os dois municípios, segundo a Dersa.

A travessia Guarujá/Bertioga contará com três balsas. O movimento previsto é de cerca de 13 mil usuários. No Litoral Sul são esperados, aproximadamente, 9,5 mil veículos na travessia Iguape/Juréia, que opera com três balsas.

Entre Cananéia e o Continente uma embarcação deve transportar 4 mil veículos ao longo dos feriados. Em Cananéia/Ilha Comprida, que dispõe de duas balsas, são esperados 10 mil veículos. Nesta travessia estará disponível a lancha Valongo I (100 passageiros) para atender pedestres no sábado e domingo, em caso de necessidade.

De acordo com a empresa, excepcionalmente no feriado as travessias entre Cananéia e Continente e Cananéia e Ilha Comprida irão funcionar 24 horas, para melhor atender aos turistas e moradores da região. No Litoral Norte a expectativa é de que 43,6 mil veículos passem pela travessia São Sebastião/Ilhabela, onde seis balsas operarão no sistema bate-volta.

Capacidade máxima

Para atender à grande demanda de usuários durante o verão, em que a estimativa de movimento é de cerca de 3,3 milhões de veículos, a Dersa diz que está operando as seis travessias com 23 embarcações que, somadas, possuem capacidade para transportar 834 veículos. Na temporada passada, a operação era feita por 20 balsas, com 716 vagas.

O aumento da capacidade nas travessias, com a aquisição de novas embarcações, é fruto do Programa de Modernização das Travessias Litorâneas Paulistas, iniciado em 2011, com investimento superior a R$ 150 milhões.

Rodovias

Segundo a concessionária Ecovias, que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes, o litoral paulista deve receber entre 385 mil e 540 mil veículos. A contagem se inicia à zero hora de quinta-feira e se estende até as 24h do dia 12, terça-feira.

O movimento será intenso a partir de sexta-feira, quando está prevista a implantação da Operação Descida, a das 11h e até as 24h de sábado Ela volta a funcionar entre às 7h e às 13h de domingo, dia 10 de fevereiro. Nessa operação, os veículos com destino ao litoral podem utilizar as duas pistas da Via Anchieta e a Pista Sul da Rodovia dos Imigrantes. A subida é feita pela Pista Norte da Imigrantes.

No retorno à Capital, a Ecovias espera um aumento no movimento em direção à Capital a partir de domingo, quando será montada a Operação Subida (2X8) entre às 18h e 24h. Nesse esquema, as duas pistas da Rodovia dos Imigrantes e a Pista Norte da Via Anchieta serão destinadas aos veículos que retornam a São Paulo, enquanto a Pista Sul da Anchieta fica à disposição dos motoristas com destino ao litoral. A operação será implantada novamente entre às 16h de segunda-feira (11) e às 2h de terça-feira (12) e entre às 9h de terça-feira (12) e às 2h da manhã de quarta-feira (13).

A partir das 10h de quarta-feira, a expectativa é que haja volume de tráfego intenso nos dois sentidos, por isso até as 22h estará em vigor a Operação Descida Anchieta (4×6), em que as duas pistas da Anchieta operam sentido litoral e as duas pistas da Imigrantes funcionam rumo a Capital.

 

 A Tribuna

2 pensamentos sobre “Dersa diz que travessias vão operar com capacidade máxima

  1. Me desculpem mas acho um descaso essa travessia! A companhia informa que estará com sua capacidade máxima de operação, mas todo dia utilizo o serviço de travessia e a cada dia gosto mais da ideia de uma Ponte, um túnel ou qualquer tipo de coisa ao qual eu não precisarei mais da balsa. Estou indignado pois todos os dias levo em media de 30 minutos no processo de esperar a balsa, entrar e sair.. Com 3 rampas para utilização é utilizado apenas 2 e operando com 5 balsas? E ainda na placa informa tempo de espera 15 minutos? Vejo meu dinheiro mau aplicado e ainda não vi solução pra isso!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s