Reurbanização do eixo turístico do Gonzaga segue em ritmo intenso

ana costa

A reurbanização do eixo turístico do Gonzaga, no trecho entre as praças das Bandeiras e da Independência, segue em ritmo acelerado. A intervenção realizada pela prefeitura com recursos de R$ 7,2 milhões do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), está transformando o visual do local, com novas calçadas, paisagismo e postes de iluminação.

Foi concluída no sentido praia-Centro a troca do mosaico português pelo piso drenante. “Esse material absorve parcialmente a água da chuva, reduz o impacto no sistema de drenagem e a sensação de calor”, explica Glaucus Farinello, chefe do Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Infraestrutura e Edificações.

O novo calçamento é dividido em duas faixas, sendo uma próxima à avenida para serviços (lixeiras, postes etc) e a outra livre, voltada aos pedestres e que favorece a circulação de pessoas com deficiência. “Está ficando muito bom, pois alargou o espaço para as pessoas transitarem”, disse Francisco Araújo, 67 anos.

Os trabalhos se concentram agora no sentido Centro-praia. Os dois lados da avenida já contam com 20 postes de iluminação com refletores voltados para a pista e calçadas. Os antigos postes serão removidos e as fiações elétricas aéreas serão embutidas no solo. O trecho também contará com ipês-amarelos, além de novos bancos, lixeiras e baias de embarque e desembarque.

Palmeiras ganham iluminação especial

As 27 palmeiras imperiais no trecho turístico também estão recebendo iluminação especial, com refletores específicos instalados no solo. No canteiro central da Ana Costa são 38 conjuntos de luzes de LED, que permitem a utilização de diversas cores e efeitos.

Já na praça da Independência, foram instalados refletores na cor verde para as palmeiras, além de 26 refletores de vapor metálico para iluminar o Monumento dos Andradas. As novas iluminações estão em fase de testes e ajustes e devem entrar em operação dentro de 10 dias. A obra está orçada em R$ 592.794,70.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s