Serviços de restauro preparam o Pantheon para os 250 anos de José Bonifácio

FRANCISCO_ARRAIS_5598

Local que preserva a memória e exalta o valor histórico de José Bonifácio, o Pantheon dos Andradas (praça Barão do Rio Branco s/n°, no Centro Histórico) está sendo preparado para celebrar os 250 anos de nascimento do Patriarca da Independência, comemorado em 13 de junho.

Uma equipe de técnicos da Secult (Secretaria de Cultura) e alunos da Oficina Escola (parceria entre secretarias de Educação e de Planejamento) trabalha na limpeza de oito painéis de bronze do espaço. Lixas e esponjas abrasivas são utilizadas para deixar as placas com seu aspecto original. O trabalho é feito sem a utilização de produtos químicos.

Quando concluído, será possível ver detalhes das cenas esculpidas que retratam passagens marcantes da história do Brasil. A equipe é coordenada pelo escultor e restaurador Luis Garcia Jorge. Outro grupo trabalha na reposição de vitrais e manutenção das portas de vidro.

O Pantheon foi inaugurado em 7 de setembro de 1923 e abriga as cinzas de José Bonifácio e dos seus irmãos Antonio Carlos e Martim Francisco, além do padre Patrício Manuel. Abre de terça a sexta, das 10h às 17h; e nos finais de semana e feriados, das 11h às 17h. Ingresso livre.

Influente

Filósofo, advogado, professor, intelectual, naturalista e cientista. José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) atuou em todas essas áreas e se destacou como figura estratégica na Independência do Brasil, em 1822. Nasceu em Santos, onde viveu até os primeiros anos da adolescência. Também morou em Portugal e França.

Entre as funções políticas e militares, atuava como pesquisador de minérios, viajando por diversos países europeus. Aos 56 anos, retornou à terra natal. Teve papel influente no governo de dom Pedro I e foi tutor de dom Pedro II. Morreu em Niterói (RJ), em 1838.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s