“Pedras do Caminho…”: Livro aborda peregrinação a Santiago de Compostela

Capa-Pedras-do-Caminho

LANÇAMENTO acontecerá segunda-feira, 11 de março, das 16 às 18h30, no foyer do Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico de Santos – junto com exposição fotográfica.

O jornalista Luiz Carlos Ferraz peregrinou a pé os cerca de 800 quilômetros do Caminho Francês, de Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha, e conta sua viagem no livro “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”.

Inicialmente relatada num blog (www.blogcomcebola.zip.net), a saga foi ampliada com textos e fotos inéditos e revela a mística do Caminho de Santiago de Compostela como um desafio possível por qualquer pessoa. “Como eu, como você, como milhões de peregrinos que já trilharam o Caminho, seja por aventura, turismo, ou devoção ao Apóstolo”, afirma Ferraz.

O Caminho Francês é a mais tradicional entre as rotas que levam a Catedral de Santiago de Compostela, em cuja cripta estão guardadas as relíquias do Apóstolo de Cristo. A peregrinação é um excelente exercício de superação e, nesse sentido, o livro pode servir de ajuda a todos os que duvidam de sua força interior, pessoas de qualquer idade, classe social, religião.

“O livro mostra que não há limites para o ser humano e o imponderável predomina nas relações humanas”, avalia o autor: “Uma pessoa nem sempre tem ideia de sua força e, para conhecê-la, tem que estar atenta e agir como um guerreiro, pois, no dia a dia, sempre enfrentará ‘demônios’, sejam na forma de pessoas, animais, uma árvore, ou mesmo um peregrino”.

Ferraz utiliza a técnica de reportagem, que desenvolve por meio de observações e opiniões, a partir de sua visão de mundo, e entrevistas com personagens do Caminho: peregrinos, hospitaleiros, religiosos, os moradores dos inúmeros pueblos que nasceram e se mantém em função da peregrinação a Santiago de Compostela. “Meu foco narrativo é de personagem e testemunha”, sintetiza.

O evento é aberto ao público e tem patrocínio de Engecon, com apoio de Pet Memorial, Engeplus, Click Mania, Demar Gráfica, Perspectiva, Secretaria Municipal de Cultura de Santos e Fundação Arquivo e Memória de Santos.

SANTIAGO DE COMPOSTELA – Conta a tradição que, após pregar na Espanha, Santiago regressou à Palestina e foi decapitado por ordem do Rei Herodes (41-44 d.C). Seu corpo foi colocado numa barca de pedra e, milagrosamente, viajou da Palestina à Galícia, chegando à costa em Iria Flavia, atual Padrón. O corpo foi enterrado e mais tarde encontrado e declarado autêntico pelo bispo Teodomiro. No local, por determinação de Alfonso II, Rei de Astúrias e León, foi construída uma igreja, dando origem à cidade de Santiago de Compostela, e ao fenômeno da peregrinação.

O AUTOR – Luiz Carlos Ferraz, 56 anos, é natural de Santos, no Litoral do Estado de São Paulo, e exerce as atividades de jornalista e advogado. Diretor-editor da Titan Comunicação, é responsável pela edição do Jornal Perspectiva. Já atuou em vários jornais do Estado de São Paulo, entre os quais, Jornal Cidade de Santos e Diário do Grande ABC.

O Caminho Francês foi peregrinado pelo autor durante 29 dias, em junho/julho de 2009. No ano seguinte, considerado Ano Santo – quando o Dia de Santiago, 25 de julho, cai em domingo –, Ferraz realizou a peregrinação pelo Caminho Português, desde Oporto – 240 quilômetros em 10 dias. Em 2012 foi a vez do Caminho Aragonês, de Somport a Puente la Reina – cerca de 180 quilômetros em 8 dias. As duas últimas viagens também foram relatadas no blog http://www.blogcomcebola.zip.net e, formatadas em livros, vão compor a trilogia “Pedras do Caminho”.

Em junho próximo, o jornalista peregrinará o Caminho Sanabrês, a partir de Zamora, até Santiago de Compostela – um trajeto de 400 quilômetros, que pretende percorrer em 16 dias.

Ficha Técnica

Título: “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”

Autor: Luiz Carlos Ferraz

Editora: Titan Comunicação

ISBN 978-85-910810-0-4

Formato: 21 cm x 15 cm

Nº de Pág.: 152

Preço sugerido: R$ 29,00 (*)

O livro estará à venda em livrarias de Santos e São Paulo e também pode ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br, cujo valor será acrescido de despesas de postagem. Informações pelos telefones (13) 3284.2373 / 9147.6668.

(*) Parte da renda obtida com a venda do livro será doada à Casa da Esperança, de Santos, que atende crianças e adolescentes carentes, portadores de comprometimentos motores, mentais e sensoriais.

 

Informações: denisecursino.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s