Canais de Saturnino de Brito seguem atuais 84 anos após sua morte

canal por antonio caldas barbosa

Conhecido por ter solucionado os graves problemas de saneamento da cidade no início do século 20, o engenheiro sanitarista Francisco Rodrigues Saturnino de Brito tem sua história lembrada domingo (10), data de sua morte há 84 anos.

Nascido em Campos (RJ), em 1864, foi autor do projeto de drenagem e coleta de esgotos, obra inédita, a partir de 1905, que obteve repercussão internacional.

Dos nove canais projetados por Saturnino de Brito, o canal 1 foi o primeiro a ser entregue. Além dos 2, 3, 4, 5 e 6, planejou outros nas ruas Moura Ribeiro (Marapé) e Barão de Penedo (José Menino), e av. Francisco Manoel (ao lado da Santa Casa). O sistema de drenagem foi complementado pela prefeitura com mais seis canais.

saturnino

Lembrança

Uma estátua em sua homenagem foi inaugurada em 1969, no jardim da praia do José Menino. Já as imagens dos canais na época da inauguração, móveis, equipamentos e projetos originais do engenheiro podem encontrados na sede da Sabesp, no palácio que leva seu nome (rua São Francisco, 128). A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 11h às 17h. O ingresso é livre.

santos-canais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s