O projeto Amigos da Pinacoteca apresentou na manhã desta terça-feira (19), no Salão Nobre da Pinacoteca Benedicto Calixto, no Boqueirão, em Santos (SP), um plano para atrair empresários da região para o incentivo na realização de eventos no equipamento. Além disso, foi exposto também o projeto para transformar o museu em um complexo cultural que irá inserir de vez a cidade de Santos no cenário mundial do circuito internacional de exposições de arte. Trata-se da infraestrutura do Museu de Arte Moderna, a ser construído na extensa área de estacionamento que hoje se encontra atrás do casarão onde funciona o equipamento cultural. O convidado especial do café da manhã foi o secretário de Cultura Raul Christiano, que representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.
O café da manhã para apresentação dos projetos contou com as presenças, além do secretário de Cultura de Santos, de Mário Flávio Leme de Paes e Alcântara, presidente da Pinacoteca, Eduardo Paulino, diretor cultural da Pinacoteca, e de Silvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da Universidade Santa Cecília e 1ª vice-presidente da Pinacoteca. Empresários locais, convidados e representantes dos veículos de imprensa da Cidade também acompanharam o evento.
Projetado para ocupar área contígua à Pinacoteca, com entrada pela Avenida Epitácio Pessoa, o espaço foi criado pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, segundo brasileiro a ganhar o Prêmio Pritzker de Arquitetura.
A iniciativa prevê estrutura com 8.180 m² de área construída. O piso térreo contará com salão de exposições de 1.135 m², café, bilheteria, loja e guarda-volumes. No primeiro pavimento ficarão auditório, biblioteca e salas de administração. No segundo, haverá grande sala de exposições, com 1.200 m². Já no terceiro andar, estarão duas galerias e espaços destinados à reserva técnica, além de salas de arquivo. No subsolo está previsto um estacionamento.
Para o presidente da Pinacoteca, é muito importante contar com o apoio do poder público local. Ele explica que assim que aprovado pela Lei Rouanet, o projeto entrará na fase da captação de recursos. O custo do Museu de Arte de Santos está estimado em R$ 37 milhões.
Silvia Teixeira explica que é muito importante para a Pinacoteca Benedicto Calixto a participação do público da Região Metropolitana da Baixada Santista. “Hoje, além da pinacoteca estar sendo reapresentada com uma grande programação cultural, nós também estamos abrindo duas frentes importantes para nossa população da Região Metropolitana. A primeira é a adesão de novos sócios, porque a Fundação Amigos da Pinacoteca quer que você se associe para você participar deste evento, como também participar de tantas outras parcerias que dispomos”, iniciou a 1ª vice-presidente do equipamento cultural.
E continuou: “. E, além disso, apresentar o novo complexo cultural, o museu que está em vias de ser fecundado, já com projeto pronto, aguardando novas adesões para que em breve os artistas locais e convidados possam vir apresentar aqui que existe de melhor”, finalizou.
Para se tornar sócio da Pinacoteca Benedicto Calixto basta acessar o site do equipamento cultural, a conta da Pinacoteca no Facebook, por telefone: (13) 3288.2857, ou pessoalmente no endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – bairro Boqueirão – Santos (SP). CEP 11045-400.
Só espero que o lindo jardim atrás da Pinacoteca não seja afetado… Carecemos de espaços como aquele! Particularmente eu preferiria que o museu fosse montado em algum prédio restaurado do centro da cidade e a área atrás verde da Pinacoteca fosse preservada com a construção de um pequeno café para incentivar o uso daquele espaço.
É verdade Eduardo seria legal se fizessem algo como a Casa das Rosas em São Paulo com um café nos fundos.
Ou mesmo como a Pinacoteca de São Paulo, que tem um café no quintal ao lado do belo Jardim da Luz…