Dia do Circo tem programação especial para todas as idades

Para comemorar o Dia do Circo em 27 de março, o Sesc-Santos preparou uma programação recheada de atrações para o respeitável público da Cidade, com espetáculos, intervenções, oficinas e uma noite de Picadeiro Livre. A programação ocorre próximo no espaço Circo d’Areia, na praia da Aparecida.

A agenda começa hoje, com a vivência Palhaço realizada pela Trupe Olho da Rua, grátis, em duas sessões, às 9h e às 14h. O encontro busca seguir o conceito de que toda criança possui o universo da brincadeira presente no seu cotidiano. A vivência de palhaço abarcará brincadeiras e jogos de improvisação que potencializam e aproximam a criança do universo circense, tendo o palhaço como símbolo maior da brincadeira. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

Hoje ainda, às 16h, Mauro Bruza apresenta O Homem Banda, espetáculo em que uma série de instrumentos, acordeão, chocalhos, bumbos e apitos, anuncia a chegada de uma banda. Só que uma banda diferente aparece: a banda de um homem só, formada por Maurolauropaulo, personagem que é um músico inventor que traduz sua terrível crise de personalidade através de uma parafernália repleta de sonoridades.

Já amanhã, o dia começa com a Aula Livre de Circo com o Grupo Os Phanthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses. Serão duas sessões, às 9 e às 14h, em que serão apresentadas as técnicas circenses de base, como acrobacias de solo e malabares. Através de um viés artístico, a oficina envolve criatividade e a imaginação dos participantes, além de difundir e valorizar a arte circense. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

A apresentação do dia fica por conta do grupo The Pambazos Bros, às 16h, com suas Intervenções Circo Cômicas, os principais números do repertório do grupo desenvolvidos em 10 anos de trajetória. Têm como características essenciais o humor, a interação com o público e personagens inusitadas como Chico Chicote e o Coelho Transgênico (ganhador do 1º Festival de Humor do Uruguai), e os números Os Mexicanos (ganhador ProAC Números Circenses 2008), Siameses Sarlanga, Serenata (música ao vivo), Cristais, Grande Mestre, Mágika,Dança dos Ratos, Plantas Carnívoras, Dança das Facas, Gordinis Project e Passing de Claves.

Picadeiro Livre
A partir das 20h do dia 27, o Picadeiro estará livre para artistas que possuem números de circo e convidados. O show de variedades será comandado pelo Sr. Loyal (Plínio Soares). Para participar, basta possuir um número de circo de até 10 minutos e comparecer no local com uma hora de antecedência.

Espetáculos
Na quinta-feira, dia 28, às 16h, a programação continua com o espetáculo E lavo Eu!, com Mariana Ferreira, dirigido por Arlete Cunha. O espetáculo conta a história de uma palhaça lavadeira desde suas origens, em uma família de palhaças lavadeiras clássicas, e desenrola-se até suas conquistas, quando finalmente decide chutar o balde e lavar roupas em sua própria máquina com momentos de grande comicidade e ternura.

Um conto mágico de circo
Na sexta-feira, dia 29, a Cia. Teatral Turma do Biribinha apresenta o espetáculo interativo Um conto mágico de circo em duas sessões: às 16h e às 20h. O espetáculo retrata, por meio de fatos verídicos, a história do surgimento do circo moderno e a origem verdadeira do primeiro elemento cômico no picadeiro do circo: o palhaço. Biribinha e Pipoca são contadores de histórias. Diante das crianças estes simpáticos personagens explicam tudo sobre o circo, transformando-se em mestres de cerimônias e narradores do espetáculo.

O circo da lona preta
No sábado, dia 30, às 16h, a Trupe Lona Preta monta seu Circo da Lona Preta. A primeira performance é inspirada na tradição circense. Os palhaços Rabiola e Chico Remela reconstroem, de forma divertida, os símbolos do picadeiro, atualizando e dando novo vigor às clássicas cenas do circo tradicional e mambembe. A direção é de Sergio Carozzi e o elenco é formado por Joel Carozzi e Sergio Carozzi.

Às 20h, o grupo volta ao picadeiro com cinco músicos-palhaços que tentam executar um concerto musical inspirado em músicas que fazem parte do imaginário popular. Para reger esse concerto, o espetáculo contará com os mais variados desconhecimentos musicais do Palhaço Rabiola. A direção é de Joel Carozzi e traz no elenco Alexandre Matos, Elias Costa, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e To Bernardo.

artistas-de-circo

 Oficinas
A programação do Circo d’Areia também apresenta uma série de oficinas. A primeira acontece na terça e na quinta-feira, dias 26 e 28, das 19h às 22h, Palhaço pra quem não é palhaço – Módulo 1, de caráter introdutório. Destinada a adultos interessados em conhecer o universo do maior dos representantes do circo, o palhaço, a oficina irá desenvolver jogos relacionais, estado de jogo e alguns elementos que possibilitem o exercício de identificação dos tipos cômicos e das máscaras. Não é necessário ter experiência anterior. Indicação etária: a partir de 18 anos. Grátis. Inscrições e informações na Central de Atendimento.Brincadeira de Circo
Na quinta-feira e no sábado, dias 28 e 30, a Bella Cia promove a oficina Brincadeira de Circo em dois horários, às 9h e às 14h, com o objetivo de praticar e experimentar diferentes técnicas circenses, preservar a tradição desta arte, divulgar seu potencial educativo e lúdico, destacar a relevância do circo enquanto elemento constitutivo da cultura, presente em quase todo o mundo.A oficina trará perna-de-pau, latão, arame, parada de mão e equilíbrio de objetos em geral; mini tramp, cambalhotas, números em duplas ou grupos; trapézio fixo; malabarismo com clavas, bolas, argolas, swing, cigar box, diabolo, lenço, flag, pano chinês e bastão; palhaço de circo com gags clássicas, entradas cômicas e pantomimas. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

Estripulias no Circo
A oficina de sexta-feira e domingo, dias 29 e 31, é a Estripulias no Circo, novamente em dois horários: às 9h e às 14h. O objetivo é promover o contato com técnicas circenses e principalmente com o caráter lúdico que envolve o universo do circo. Serão experimentadas técnicas de malabarismo de objetos (bolas, aros, claves e diabolô), equilíbrio (pratos, laços, fitas de ginástica e rola-rola), acrobacias de solo e pirâmides, pernas-de-pau, aéreos, tecido acrobático, trapézio e lira. Inscrições e informações na Central de Atendimento.

Circo clássico
No domingo, dia 31, a diversão fica por conta do grupo Corpo Mágico. São duas sessões, às 16h e às 20h, em que serão apresentados números do Circo Clássico. Em cena, o Homem Foca e o equilíbrio de objetos, maestro Enriko e sua banda, serenata acrobática no trapézio duplo, duo espelhado de tecidos, equilíbrio dos pratos bailarinos, entre outros. Intérpretes: Daniela Helena Calça, Fausto Henrique de Oliveira, Aline Bernardineli, Manoela Schrank, Bruno Edson, Joelma. Direção: Daniela Calça e Fausto Henrique.

A Tribuna

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s