Livros retratam a natureza pelas lentes do fotógrafo Haroldo Palo Jr

HPJ-onça-pintada-

Com uma exposição que reúne imagens que retratam a natureza, o fotógrafo naturalista Haroldo Palo Jr fará o lançamento de duas coleções de livros que mostram as mais belas fotos tiradas ao longo dos seus 35 anos de carreira.

O fotógrafo trocou a profissão de engenheiro eletrônico para se dedicar à fotografia de natureza. Nos últimos 35 anos teve a oportunidade de visitar todos os estados brasileiros e diversos países das Américas, além do Ártico, Antártida e Oceania. “Cada viagem sempre foi planejada e estudada com antecedência para permitir um aproveitamento máximo do trabalho de campo. Muitas duravam de 3 a 5 meses e permitiram que nós pudéssemos nos sentir parte do lugar e aprender sobre o ciclo da vida local”.

Uma das expedições que deram origem a muitas de suas fotos foi a que fez como chefe de uma das equipes de Jacques Cousteau pela Amazônia. “Na época eu estava começando minha carreira como fotógrafo-naturalista e conhecer e trabalhar para o Comandante Cousteau foi de grande aprendizado. Ele inspirou milhões de jovens a prestar atenção nos problemas ambientais e destacou o papel dos oceanos para o equilíbrio do planeta”.

Em sua carreira, Haroldo realizou 14 expedições para a Antártida, podendo acampar durante 5 anos seguidos na Ilha do Elefante, onde acompanhou o ciclo de vida de mamíferos e aves que habitam as praias no verão. Destas experiências, o fotógrafo publicou o livro Antártida – Expedições Brasileiras, em 1989, e produziu um vídeo para o Programa Antártico Brasileiro.

Na terça-feira (9), Haroldo Palo Jr estará no restaurante Puerto de Palos para apresentar duas coleções de livros de sua autoria. “Uma delas sobre a fotografia de natureza que pratico com mais de 600 fotos escolhidas do acervo de 300 mil. A segunda coleção foi produzida para o público infanto-juvenil e apresenta de forma básica os principais grupos de animais, como mamíferos, aves, répteis, anfíbios e insetos”, explica.

Lançamento Haroldo Palo Jr – uma coleção de fotografias
Local: Restaurante Puerto de Palos, Rua Luís de Farias, nº 64, em Santos
Data: 9 de abril, às 20h

 

Jornal da Orla

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s