Turista mais jovem e de maior poder aquisitivo, disposto a aproveitar a variada estrutura de lazer. Santos vem conseguindo cativar e manter o interesse dos turistas, fidelização registrada em levantamentos do Nese (Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos), da Unisanta, contratado mediante licitação pela Setur (Secretaria de Turismo).
Os resultados foram apresentados pelo secretário Luiz Guimarães, que considerou positivos os indicadores. “Os turistas estão vendo a cidade de outra forma”, comentou, explicando que a pesquisa, com 402 visitantes, feita durante o Carnaval, ajuda na definição de estratégias. Segundo os dados, Santos está atraindo estrangeiros, cujo índice triplicou, embora a maioria dos visitantes (41%) venha do Interior e já conheça a cidade (73,8%).
O tempo de permanência aumentou para uma semana ou mais, e quase quadruplicou o total de turistas que chegou à cidade de carro, procedente dos aeroportos. Também aumentou a aprovação dos visitantes quanto à limpeza de ruas e praias, segurança, sinalização turística, comércio, restaurantes, hotéis e informações turísticas. E mais de 90% recomendam e pretendem retornar à cidade.