Bonde recebe pintura da época em que sistema foi extinto na cidade

bonde antigo

Fundo prata, faixas e detalhes de um vermelho vibrante. Essas eram as cores dos bondes que rodavam pelas ruas de Santos quando o sistema foi extinto, em 28 de fevereiro de 1971. Com a proposta de resgatar a memória deste momento da história do transporte coletivo local, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) promove a restauração de um dos exemplares da linha turística do Centro com as cores da época.

O trabalho se tornou possível graças à pesquisa realizada no acervo da Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos), onde foram localizadas fotos do período em bom estado de conservação. A equipe da CET está reproduzindo fielmente os tons da pintura e a logomarca do SMTC (Serviço Municipal de Transportes Coletivos), que operava o sistema.

Com carroceria fechada fabricada pela própria SMTC na década de 1950 e estrutura mecânica escocesa, o bonde 40, conhecido como ‘camarão’, roda na linha turística desde janeiro de 2002. Além da pintura especial, ele está recebendo novas rodas, vedação, calefação, manutenção mecânica e teve portas, janelas e chaparia recuperadas. Assim que o trabalho for concluído, o exemplar volta a circular pelo Centro.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bonde recebe pintura da época em que sistema foi extinto na cidade

  1. Acho que não deviam mudar as cores do bonde mesmo com esse novo elemento. O que fica na nossa memória é a cor atual, pois as maiorias das fotos de época existentes em livros etc ele sempre aparece com as cores igual ou parecida com a do bonde do Gonzaga. Marivaldo Pimentel(designer de joias)
    Desenvolvi e tenho pronto, chaveiros e pins do bondinho é só contatar(marivadesigner@ig.com.br)

  2. Sérgio
    26/08/2013

    Aquela pintura que foi feita nos últimos bondes que circularam na época da extinção dos mesmos, era muito feia e avacalhada. O que está ainda na memória de quem os utilizou são os camarões verde escuro com o verde claro. A propósito pq a prefeitura de Santos não pede de volta aquele bonde estacionado numa praça da cidade de Curitiba. Seria muito legal ele tornar circular como bonde turístico em Santos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s