Entre os dias 19 e 26 de maio, o Sesc Santos promove pela primeira vez a Semana Mundial do Brincar que tem como objetivo, o ato de brincar como forma de criar vínculos e auxiliar no processo de desenvolvimento da criança. Além disso, o projeto tem como foco lembrar aos adultos da importância da preservação e respeito do tempo das crianças.
A iniciativa é uma parceria do Sesc com a Aliança Pela Infância, e acontece em todo o Estado de São Paulo. Cada cidade possui colaboradores aliados na difusão do tema.
De acordo com a coordenadora de programas socioeducativos do Sesc Santos, Marise Teixeira Cabral, algumas famílias, por não terem tempo disponível acabam inserindo seus filhos no mundo tecnológico muito cedo. “É preciso lembrar que brincadeiras são saudáveis e que, além disso, a criança necessita de um tempo junto ao adulto para que receba zelo, carinho e afeto”, afirma.
A coordenadora destaca ainda, a Mesa de Debate que acontece na terça-feira, dia 21, às 20h. “O debate é aberto ao público e principalmente aos educadores. O objetivo é discutir sobre o que estamos fazendo com o tempo e o espaço de nossas crianças”.
A programação inclui oficinas, brincadeiras de rua e de roda, exibição de curtas metragens e intervenções artísticas, entre outras brincadeiras. As dinâmicas têm início no domingo, dia 19 a partir das 10h.
Em Santos, as atividades acontecem na unidade do Sesc, localizada na rua Conselheiro Ribas, 136, bairro Aparecida, no Instituto Arte no Dique, avenida Brigadeiro Faria Lima, 1.349, no Rádio Clube e também no Centro Social MARISTA Lar Feliz, rua Henrique Porchat, 22, bairro Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3278-9800.
Boqnews