Bonde santista é referência para restruturação do sistema de Santa Teresa

bonde

A Linha Turística de Bondes da Cidade vem servindo de referência para a empresa Central – Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística, do Rio de Janeiro, responsável pela importante reestruturação do sistema de bondes de Santa Teresa.

O diretor administrativo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos) Adílson Bulo e o gerente Marcos Rogerio Nascimento receberam a comitiva fluminense na semana passada, que foi informada sobre o sistema que está em funcionamento há 13 anos na Cidade. O grupo também realizou uma visita técnica nas garagens de restauração dos bondes e fez um passeio da linha turística, que hoje tem cinco quilômetros de extensão.

Os técnicos da Central elogiaram o modelo implantado na Cidade, especialmente por conta dos baixíssimos índices de acidentes do sistema e nenhuma ocorrência grave. As ações preventivas adotadas na operação dos bondes, como a sua manutenção diária, o tráfego em baixa velocidade, lotação compatível com a capacidade (todos os passageiros viajam sentados) e o comportamento dos motorneiros e condutores serviram de inspiração para medidas que poderão ser implantadas na linha do Rio de Janeiro. Para a constante troca de experiência entre os municípios, um intercâmbio técnico foi firmado durante o evento.

História

Os bondes de Santa Tereza, hoje desativados, tiveram participação fundamental no processo de implantação da Linha Turística de Bondes de Santos, no ano 2.000. Atualmente, o sistema santista é o único em operação, no país, com veículos providos de tecnologia original do início do século XX. A cidade também detém o bonde mais antigo em funcionamento, fabricado em 1.911.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

Um pensamento sobre “Bonde santista é referência para restruturação do sistema de Santa Teresa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s