Uma maratona destacando toda a riqueza da cultura portuguesa acontece no próximo domingo (9), na Praça Mauá. A programação do Dia de Portugal terá música, dança, artesanato e doces típicos lusitanos.
Serão 14 horas de atividades, a partir das 9h, que incluem 14 apresentações de fadistas, grupos musicais e ranchos folclóricos da região, que levarão ao palco modas cantadas e bailadas de diversas regiões de Portugal, com trajes genuínos e utensílios típicos.
No local, serão vendidos bordados produzidos pelas bordadeiras do Morro do São Bento e doces conventuais portugueses, como os famosos pastéis de Santa Clara e de Belém. Toda renda obtida na venda desses doces será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes. Monitores farão pintura artística com as cores de Portugal nas crianças, que ainda poderão brincar com bexigas e esculturas de balão.
O objetivo é estreitar os laços entre as comunidades lusitana e santista, através do resgate da cultura do povo português e da valorização da Baixada Santista, como região sob forte influência lusitana.
Toda a comunidade está convidada a participar, seja com vestidas com adereços, portando bandeiras, cachecóis ou roupas nas cores verde e vermelha.
Destinado a toda a família, o evento em 2013 espera bater o recorde da edição anterior, que levou ao Centro da Cidade cerca de 3 mil pessoas.