Atividades culturais celebram os 250 anos de José Bonifácio

images

Duas atividades culturais irão integrar na quinta-feira as comemorações pelos 250 anos de nascimento do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência: uma apresentação teatral ao ar livre e um concerto da Orquestra Sinfônica.

Nesse dia, o Município será a capital de São Paulo e de onde o governador Geraldo Alckmin, acompanhado de seus secretários, governará o Estado. Na data, ele fará anúncios na área da saúde, desenvolvimento social e sistema viários da região.

As atividades, organizadas pela Comissão José Bonifácio, coordenada pela Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), estão programadas para as 17h e 20 horas.

A apresentação teatral ocorrerá na Praça Mauá. Já o concerto da Orquestra Sinfônica será no Teatro Municipal (Avenida Pinheiro Machado, 48).

As intervenções e performances sobre a vida do santista ilustre fazem parte da primeira fase do evento ‘Ópera Samba José Bonifácio de Andrada e Silva – Herói da Pátria – Patriarca da Independência’, com apoio da prefeitura e participação de 250 atores da região.

“As apresentações serão uma prévia do grande espetáculo, previsto para os dias 7 e 8 de setembro, no mesmo local, com cerca de 900 participantes”, explica o diretor geral do evento, Tanah Corrêa. O texto é de Orleyd Faya; música de Gil Nuno Vaz; direção de arte, Sonia Arashiro e Carla Lacerda; direção técnica, Dagoberto Costa, e de movimento, Maristela Sild.

Já concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal contará com a exibição da pianista Marlene Akel, que interpreta a ‘Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro’ (Louis Moureau Gottschalk). Em seguida, a Sinfônica executa programa composto pela ‘Abertura Coriolano’ (Beethoven) e o ‘Concerto de Trompa nº 1’ (Richard Strauss), com participação do solista André Ficarelli.

Ao final, toca a ‘Sinfonia nº 94 em Sol Maior – Surpresa’ (Haydn). A regência será do maestro-assistente, José Consani, que faz sua estreia à frente da Sinfônica. Os ingressos gratuitos (dois por pessoa) estarão disponíveis na bilheteria do teatro na quinta-feira, a partir das 14 horas. Informações: 3226-8000.

Pantheon reformado

Além de Alckmin, também está confirmada, quinta-feira, a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, na solenidade cívica que terá início às 10 horas, no Pantheon dos Andradas, na Praça Barão do Rio Branco, Centro.

Palco de parte das celebrações, o Pantheon dos Andradas, que abriga os restos mortais do Patriarca da Independência, passou por reparos nos últimos quatro meses. Os trabalhos foram feitos por técnicos da Secretaria de Cultura e alunos da Oficina Escola, em uma parceria entre as secretarias de Educação e de Planejamento.

Segundo a Prefeitura, os oito painéis de bronze – com cenas da História do Brasil e inscrições de frases dos irmãos Andradas – foram limpos com lixas e esponjas abrasivas. Os reparos foram coordenados pelo escultor e restaurador Luis Garcia Jorge.

No Pantheon também estão os jazigos dos irmãos do Patriarca da Independência, Antônio Carlos, Martim Francisco e Padre Patrício Manuel. O horário de visitação do local é de terça a sexta, das 9 às 18 horas, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s