Cultura restaurada: Centro Português passa por reformas para preservar a história

centro portugues

Em 1895, surgiu o Centro Português de Santos, com o objetivo de reunir os portugueses que moravam na Cidade e manter viva as culturas literária, científica, profissional e social, além de honrar o tradicionalismo e amparar os portugueses mais humildes e desprotegidos.

Quem visita o local nos dias de hoje, percebe que a intenção de manter a cultura acesa continua. É possível encontrar na sede localizada no Centro, móveis de época, livros que contam a história lusitana, além de clássicos da literatura portuguesa, como, a edição de Os Lusíadas, do escritor Luís Vaz de Camões, dedicada a Dom Pedro II, pelo editor Emílio Biel. O livro encanta com suas gravuras feitas à mão e os detalhes em ouro nas bordas das páginas.

Um dos grandes atrativos do Centro Português é o seu teatro. Inaugurado em 12 de abril de 1908, o Salão-Teatro teve como solenidade um sarau-dramático-dançante, com o que mais havia de representativo da colônia portuguesa da época. Após alguns anos sem reformas, o espaço passa por uma restauração detalhada, que trará melhorias para que possa novamente, atender o público de Santos e cidades vizinhas.

História

O Corpo Cênico do Centro Português tinha como marca principal, o empenho dos amadores em manter a cultura de alto nível que a comunidade merecia. Com o tempo, a corporação evoluiu, revelando talentos no meio artístico.

No espaço, eram apresentadas peças dos mais renomados autores portugueses, além de prestigiados escritores brasileiros. Uma dessas apresentações foi do espetáculo Com amor não se brinca, de autoria de Epitácio Pessoa, que compareceu à estreia da peça, em 12 de maio de 1922.

As obras do teatrólogo português, Julio Dantas, também foram sinônimo de sucesso nas apresentações ocorridas no Salão-Teatro. A última produção de Dantas foi Outono em Flor, encenada pela primeira vez em junho de 1949 pela Corporação Cênica do Real Centro Cultural Português.

Em 1966, a sala de espetáculos passou a se chamar Júlio Dantas, em homenagem ao teatrólogo. E foi palco de grandes festivais de teatro amador realizados em Santos. Além de festivais de cinema, desde o início do cinema mudo.

Porém, a instituição passou por dificuldades financeiras e a única solução encontrada foi alugar o espaço do teatro para as empresas Cinematográfica Haway Ltda e Cinemas de Santos. O local foi alugado em 1979, por um período de 15 anos.

A solução para os problemas financeiros resultou também no fim da era cultural que predominou no Centro Cultural por décadas. O espaço chegou à decadência quando a empresa locatária passou a exibir filmes pornográficos e de baixa categoria.

Em 1989, a diretoria do Centro entrou com uma ação judicial para recuperar o teatro. A posse do Salão-Teatro Júlio Dantas aconteceu judicialmente em 11 de abril de 1994, mas com a entrega das chaves somente em 27 de janeiro de 1995, ano do centenário do Centro Português.

Restauração

Sob a presidência de José Duarte de Almeida Alves, não só o teatro Júlio Dantas, mas como outras salas do Centro Cultural passam por restauração. Em breve, o Salão-Teatro atenderá o público da região com apresentações culturais das mais variadas. A previsão é de o teatro esteja pronto em setembro deste ano.

O trabalho de restauração das paredes do prédio está sendo coordenado e executado pela artista plástica Andrea Naline e seu auxiliar Demontier Meireles.

Atualmente, o trabalho de restauração é desenvolvido no Salão Camoniano, que este ano comemora seu centenário na sede cultural. Em breve, as pinturas que abrigam as paredes do teatro e que foram cobertas na época em que o espaço estava alugado. Todo o custo da obra é financiado pelos próprios membros do Centro.
O Centro Cultural Português, está localizado na Rua Amador Bueno, 188, no Centro, e é aberto a visitação. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3219-3079 ou pelo site http://www.centroculturalportugues.com.br.

 

Boqnews

Enhanced by Zemanta
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s