Trólebus circulam em Santos há 50 anos

Trólebus-de-Santos

A cidade comemora na segunda-feira (12) os 50 anos da inauguração dos trólebus no sistema de transporte coletivo. A primeira linha, de número 5, começou a operar em 1963, ligando o Centro à Aparecida. Para celebrar a data, a prefeitura promoverá uma série de atividades na praça Mauá, a partir das 12h, que incluem exposição de fotos antigas, homenagens e viagens gratuitas.

Com imagens cedidas pelo Movimento Respira São Paulo, a mostra fotográfica acontece dentro de um dos trólebus, que permanecerá estacionado até às 17h no ponto final da linha 20. Cinco antigos funcionários e três que ainda atuam no sistema serão homenageados, assim como o pesquisador Jorge Françozo. Ainda como parte da comemoração, a população poderá passear gratuitamente nos trólebus que circulam na linha, que opera entre o Centro e o Gonzaga.

História

No final da década de 1960, Santos contatava com 50 trólebus, que transitavam em uma rede elétrica com 76 km de extensão. Por conta da dificuldade na reposição de peças para os veículos importados, em 1979 a frota municipal estava reduzida a 25 carros em três linhas.

Novos investimentos foram direcionados ao sistema, que ganhou fôlego novamente na década de 1980. No entanto, entre 1994 e 1996, a maior parte das linhas foi desativada. Atualmente, a cidade conta com seis trólebus, que circulam na linha 20. Dois deles foram repaginados na parte externa, recebendo imagens de pontos históricos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s