Museu Pelé abre ao público em maio, garante secretário de Turismo

museupele

O Museu Pelé estará aberto ao público antes do início da Copa do Mundo. A garantia foi dada pelo secretário de Turismo de Santos, Luiz Dias Guimarães, ao participar do “Painel Regional Debates”, na segunda-feira (26), na TV Santa Cecília. “Vamos inaugurá-lo no início de maio. A obra em si, termina em janeiro. Aí, teremos mais três meses para preparar a museologia, que já está contratada também”.

Segundo ele, 75% das obras físicas estão concluídos e o governo municipal está empenhado em obter mais recursos junto à iniciativa privada e aos governos federal e estadual.  “Há uma projeção de ingresso de mais R$ 5 milhões em breve”, explicou.

Rota do Rei

Além do museu com o acervo do Rei do Futebol, Guimarães revelou que a cidade também terá o Roteiro de Pelé, um passeio turístico com locais importantes na história do Atleta do Século 20. “Vamos fazer um roteiro como o Roteiro do Neruda, no Chile. Estamos fazendo um inventário de todos os lugares que tem a ver com ele, como a barbearia onde corta o cabelo há anos”.

Mexicanos em Santos

O secretário confirmou que Santos tem grandes chances de receber a seleção do México durante a Copa. “Já tivemos vários contatos com a delegação mexicana e, de todas as que visitaram nossa cidade, foi a que demonstrou maior interesse em ficar aqui. O presidente da confederação foi muito categórico. Ele disse que, se forem classificados, Santos será a casa do México no Brasil”. O secretário acrescentou que a missão agora é torcer pela equipe daquele país. “Já nascemos mexicanos, tomando tequila”, brincou.

Benefícios para a cidade

Guimarães destacou também os benefícios que uma cidade terá ao sediar uma delegação estrangeira que vai participar da Copa do Mundo. “Em primeiro lugar, a visibilidade mundial que a cidade ganha. Durante 45 dias, Santos será notícia em todos os cantos. Em segundo, gera movimentação intensa na rede hoteleira e nos restaurantes. Mas o mais importante é o legado. Para as cidades-sede, a infraestrutura. Para as cidades-base, é a comunidade, especialmente o trade turístico, adquirir um novo patamar. Hoje, estamos capacitando centenas de pessoas em inglês e espanhol. A Prefeitura também está capacitando 600 profissionais, entre guardas municipais, agentes de trânsito e atendentes de pronto socorro, entre outros”, afirmou.

Luiz Guimarães informou também que a Prefeitura vem apoiando as iniciativas do Sindicato do Comércio Varejista e o de Bares e Restaurantes a promover a qualificação profissional dos funcionários, para melhorar a qualidade do serviço oferecido a turistas e moradores.

Jornal da Orla

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s