Quiloa completa 10 anos e promove encontro com mestres de maracatu

995168_628127990565567_471251089_n

O Quiloa é o primeiro maracatu da Baixada Santista, fundado em 05 de outubro de 2003. Para comemorar uma década de existência, o grupo promoverá no dia 05 de outubro de 2013 um encontro que contará com a ilustre presença dos mestres pernambucanos Shacon e Joana (Nação Porto Rico e Nação Encanto do Pina), além da amiga e arte-educadora, integrante das Nações, Tenily.

Por meio de vivências, bate-papos, oficinas e intervenções, unindo os mestres, grupos locais e o público participante, o encontro pretende fomentar a troca de experiências de forma didática e prática, com o objetivo de propiciar encontros e intercâmbios entre manifestações de diferentes regiões e culturas do país, fortalecendo e difundindo as linguagens da cultura popular para a Baixada Santista.

Juntos eles também farão atividades e oficina relacionadas ao grupo Mazuca da Quixaba (PE), que reúne fragmentos da história oral pelos velhos mestres da jurema e as misturam ao som da pisada do coco de terreiro. No final da tarde faremos uma batucada aberta aos amigos de outros maracatus, celebrando as comemorações. Então tragam seus instrumentos, suas saias e seu axé!

O Quiloa

O grupo realiza pesquisas, estudos e intercâmbios representantes da cultura pernambucana. É o primeiro maracatu fora do estado de Pernambuco a participar do Carnaval Multicultural do Recife, em 2010 e desde 2007 integra a Nação do Maracatu Porto Rico de Pernambuco. Fomenta a cultura no centro histórico de Santos, com a realização de cursos, oficinas, apresentações e intercâmbios nas variadas linguagens artísticas, fortalecendo a cultura popular e sendo referência nacional no maracatu de baque virado.

Próximo a completar 10 anos de história o Quiloa realiza projetos culturais, cursos e oficinas, com foco na percussão e dança da cultura popular. Em 2009 gravou seu primeiro DVD e em 2010, 2011 e 2013 participou da Virada Cultural de São Paulo, Santos e São João da Boa Vista e por dois anos consecutivos participa do Carnaval Multicultural do Recife-PE.

Já se apresentou em diversas cidades como: Recife – PE, Olinda- PE, São Paulo-SP, São Bernardo do Campo-SP, Guarulhos-SP, Cubatão-SP, São Vicente-SP, Mongaguá-SP, Vicente de Carvalho-SP, Cubatão-SP, Itanhaém-SP, Peruíbe-SP, Limeira-SP, São Luiz do Paraitinga- SP, além dos SESC´s Santos, Bertioga, Santo Amaro, Belenzinho, entre outros.

 

Serviço

O que: Aniversário do Maracatu Quiloa + oficinas e bate-papo com mestres Shacon, mestra Joana e arte-educadora Tenily.

Quando: 05/10 – Sábado, às 15h.

Onde: SESC Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida, Santos-SP)

Entrada franca

Mais Informações:

Associação Cultural Quiloa:

(13) 3323-2654. quiloamaracatu@gmail.com

https://www.facebook.com/Quiloa

SESC Santos:

(13) 3278-9800

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s