São Vicente, a primeira cidade da Baixada Santista com VLT

Por Fabiana Monti Audero

Até o 14 de fevereiro de 2014, os vizinhos da Baixada Santista poderão visitar a Estação Modelo e o protótipo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará em fase de testes no segundo semestre de 2014, sendo utilizado pelo público só em 2015.

A inauguração da estação foi feita na sexta e teve a presença de autoridades municipais e estaduais, de organismos como Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo ( EMTU),  além de convidados da imprensa.

A réplica do VLT ficará em exposição na Avenida Ayrton Senna de Silva, 500, junto ao teleférico, em São Vicente e poderão ser visitada das 9 às 21 horas, inclusive sábados, domingos e feriados.

O objetivo da mesma é que os moradores se acostumem com esse novo transporte que promete trazer melhorias no trânsito da Baixada Santista. Um projeto que começa com este primeiro trecho_ já em obras_, que faz a ligação de 11 km entre São Vicente (Barreiros) e Conselheiro Nébias (Santos), e logo até o Porto (segunda fase). Também está prevista para mais adiante, chegar até o terminal do Valango, (no centro histórico da cidade) e conectar redes intermunicipais.

A obra vai demandar um bilhão de reais para sua execução e segundo Joaquin López, secretario da EMTU, trará benefícios à população, já que o VTL (já em operação em cidades europeias) têm emissão zero de poluentes, circulará ao nível das ruas, não provoca ruídos, além de não inviabilizar as tradicionais feiras livres, tema de preocupação dos feirantes e clientes da região.

O vice-prefeito de São Vicente, João da Silva, destacou que além de ser a primeira cidade histórica do país, também São Vicente será a primeira a ter o VTL.

O que poderá ser visto

O protótipo que está aberto já ao público para visitação é de um dos carros das extremidades do VTL, onde ficam os sistemas operacionais e os aparelhos de controle dos 22 veículos que farão parte da frota.

Os três primeiros veículos serão produzidos na Espanha e os demais no Brasil.

Cada VTL terá sete carros, ar acondicionado, e capacidade para 400 passageiros, entre outras características.

Assim os futuros usuários poderão conhecer melhor o sistema público que será implementado na Baixada e acompanhar o andamento das obras.

 

Para destacar – VLT na sua onda

Paralelamente a apresentação do protótipo do VLT, os visitantes da Estação Cenográfica poderão votar no concurso “VLT na sua onda” até o 17 /11/13. O concurso nacional promovido pela EMTU/SP tem como objetivo  escolher a melhor obra de arte para estampar o primeiro veículo do VLT que circulará entre São Vicente e Santos. Os 169 trabalhos ficarão disponíveis no site www.vltnasuaonda.com.br

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s