Oficina Cultural Pagu Apresenta Novos Cursos 2014

Oficina Cultutal logo

A partir do dia 7/1 ( terça feira) estão abertas as inscrições para os novos cursos da Oficina Cultural Pagu e nas cidades parceiras.Toda a programação é gratuita e está disponível no site:http://www.oficinasculturais.org.br/ e segue abaixo para consulta . Os interessados poderão inscrever-se pelo email: pagu@oficinasculturais.org.br ou pessoalmente no endereço da sede: Rua Espírito Santos , 17 – Campo Grande – Santos – de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.

OFICINA CULTURAL PAGU

PROGRAMAÇÃO JANEIRO A MARÇO DE 2014

AUDIOVISUAL

WORKSHOP: DESENVOLVIMENTO DE OLHAR E A CRÍTICA CINEMATOGRÁFICA
Coordenação: Celso Sabadin
22 e 29/3 – sábados – 14h às 17h30
Público: profissionais da área audiovisual, estudantes de cinema, TV ou jornalismo e apreciadores de filmes, acima de 14 anos
Inscrição: 7/1 a 18/3
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop tem por objetivo despertar olhos, ouvidos e percepção do participante para a obra cinematográfica. Como ver um filme com outros olhos? O que perceber? Como perceber? Como interpretar? Como extrair o máximo da experiência cinematográfica e aproveitar a vivência na elaboração de uma crítica cinematográfica?

Jornalista e crítico de cinema há mais de 30 anos, Celso Sabadin escreve para os portais Planeta Tela e 100% Vídeo, para o Jornal ABI e para a Revista de Cinema. Atuou como crítico cinematográfico na CBN, Rádio Eldorado, TV Gazeta, TV Cultura, Folha da Tarde, revistas Claudia e Vídeo Mercado. Foi apresentador da Rede Bandeirantes, Band News e Canal 21, cobrindo diversos festivais nacionais e internacionais de cinema. Autor de três livros sobre cinema e diretor do longa “Mazzaropi”.

CARNAVAL

PROJETO “CAIA NA FOLIA COM A PAGU”
“Momentos de recordação, criatividade e celebração do reinado de Momo”
Projeto especial de integração da nova sede da Oficina Cultural Pagu com o bairro do Campo Grande em Santos. Serão atividades que valorizam as folias carnavalescas de rua e envolvem os apreciadores com oficinas de máscaras, confecção de cabeções e bonecões, fotografia e exposição de carnaval, e finaliza com a saída em desfile da banda do bloco tradicional Bando do Corisco, que homenageará a jornalista Patrícia Galvão, a Pagu, em plena rua Espírito Santo onde está localizada a sede da unidade.

► OFICINA DE MÁSCARAS “EXPRESSANDO AS FACES DE PAGU”
Coordenação: Maria Fernanda Fragoso
23/1 a 18/2 – terças e quintas- feiras – 14h30 às 17h30
Público: artistas plásticos, estudantes de artes e demais interessados na área acima de 13 anos
Inscrição: 7 a 23/1
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

A oficina terá como tema de inspiração a vida e obra de Patrícia Galvão, a Pagu. Serão desenvolvidas diversas técnicas de produção e confecção de máscaras, com base em pesquisas sobre a escritora e de informações sobre a função cultural da máscara nos âmbitos artístico, histórico, social e antropológico.

Maria Fernanda Fragoso é formada pela Universidade Santa Cecília, com licenciatura em Educação Artística e Artes Plásticas. Trabalha como orientadora de projetos de artes plásticas e educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Desenvolve cenários e figurinos para grupos teatrais e blocos carnavalescos.

► MAMULENGOS: OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECÕES E CABEÇÕES
Coordenação: Mauro Fecco
27/1 a 18/2 – segundas e terças-feiras – 14h30 às 17h30
Público: artistas plásticos, estudantes de artes e demais interessados na área acima de 17 anos
Inscrição: 7 a 27/1
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

Nesta oficina, o participante vai se deparar com o universo brincante da folia, ao confeccionar – por meio de técnicas de estruturação e papietagem – e manipular cabeções e bonecões, os populares mamulengos dos blocos tradicionais de carnaval e das festas típicas regionais do Brasil.

Mauro Fecco é artista plástico, bonequeiro, cenógrafo e músico. Integrou o grupo Paca Tatu, de teatro de animação, e o Trio Kaanoa, de canções populares e cultura caiçara. Hoje faz parte do grupo Fuá de Moitará, que realiza trabalhos de difusão e pesquisas folclóricas sobre ritmos brasileiros. É diretor de arte do bloco de rua Bando do Corisco.

► EXPOSIÇÃO “CARNAVAL, QUEM LEMBRA?”
29/1 a 28/2 – terça a sexta-feira – 14h às 20h | sábados – 14h às 17h
Parceria: Secretaria Municipal de Cultura de Santos e Fundação Arquivo e Memória de Santos

A Oficina Cultural Pagu, em parceria com a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a Secretaria Municipal de Cultura, apresenta a exposição fotográfica “Carnaval, quem lembra?”, que traz painéis dedicados aos famosos blocos de carnaval da cidade, extintos na década de 1990: são imagens de corsos, bailes, desfiles, festas nas ruas, concursos de fantasias e do célebre Rei Momo santista, Waldemar Esteves da Cunha.

► WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: “EXPRESSÕES: UM OLHAR SOBRE O CARNAVAL”
Coordenação: Karen Ritchie
4 a 25/2 – terças-feiras – 19h às 21h30
Público: fotógrafos, estudantes de jornalismo e artes visuais e demais interessados acima 16 anos.
Inscrição: 7 a 31/1
Seleção: currículo breve e carta de interesse
20 vagas

A partir da discussão sobre as diferentes formas de captação e montagem de imagens, o workshop tem como proposta motivar os participantes a capturar expressões além do que os olhos podem ver. Com as lentes voltadas ao tema proposto – Carnaval –, o participante fará seu registro individual, peculiar e perceptivo da folia e do ambiente festivo.

Karen Ritchie é publicitária e fotógrafa com experiência de mais de 15 anos na área. Foi editora de imagens em produtoras de comerciais e na TV Mar. Atua na área da fotografia social, sendo especialista em retratos, tanto de estúdio e quanto de sessões externas.

► BANDA DO BANDO DO CORISCO: HOMENAGEM A PATRICIA GALVÃO, PAGU
18/2 – terça-feira – 19h
Classificação: livre

Concentração: Rua Espírito Santo, 87 – Campo Grande

Trajeto: Rua Espírito Santo (parada em frente à Oficina Cultural Pagu); Rua Pará; Rua Augusto Paulino; Rua Almirante Barroso; retorno à Rua Espírito Santo.

O Bando do Corisco é um bloco tradicional que sai às ruas nos dias que antecedem o Carnaval, homenageando anualmente figuras ilustres, com marchinhas bem-humoradas, bonecões, cabeções, adereços e fantasias. Em 2014 o Bando do Corisco homenageará a jornalista Patrícia Galvão, por sua história e pela contribuição ao movimento cultural santista.

TEATRO

OFICINA DE DRAMATURGIA: PENSAMENTO E PRÁTICA PARA NOVOS AUTORES
Coordenação: Bruno Fracchia
6/2 a 27/3 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: escritores, estudantes de artes cênicas, letras e jornalismo, artistas e demais interessados na área acima 16 anos
Inscrições: 7/1 a 2/2
Seleção: carta de interesse
15 vagas

A oficina apresenta a seus participantes conceitos fundamentais da dramaturgia clássica (como ação, fábula, clímax, conflito, progressão, diálogo, personagem etc.) e matrizes da escrita teatral contemporânea, fornecendo-lhes deste modo ferramentas para serem aplicadas na feitura de cenas curtas (e que poderão, posteriormente, se tornarem peças completas).

Bacharel em Teoria Teatral pela USP, Bruno Fracchia é ator, diretor e roteirista. Autor de “Entre Dentes”, peça encenada pelos Parlapatões no Festival do Minuto, e um dos colaboradores no roteiro de “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva. Atualmente está em cartaz com “Algumas Histórias”, espetáculo do qual é dramaturgo, ator e produtor.

OFICINA “O CLOWN DENTRO DE MIM?!”
Coordenação: Joana Barbosa
10 a 31/3 – segundas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: atores, estudantes de teatro e circo e demais interessados acima de 16 anos
Inscrição: 7/1 a 10/3
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina apresentará a menor máscara do mundo – o nariz vermelho, para iniciar os participantes na linguagem cênica do palhaço, por meio de dinâmicas individuais e coletivas, jogos e improvisações.

Joana Barbosa é atriz, arte-educadora e palhaça, graduada em Psicologia pelo Mackenzie, com formação técnica em Artes Cênicas pela Escola Macunaíma e especializada no método de Jacques Lecoq de Teatro Físico pela International School of Performing Arts, em Londres.

ATIVIDADES NA REGIÃO

BERTIOGA

TEATRO

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO: AS AÇÕES FÍSICAS – O MÉTODO DA ANÁLISE ATIVA
Coordenação: Bruno Fracchia
21/1 a 25/2 – terças-feiras – 19h às 22h
Público: atores, estudantes de teatro e demais interessados acima de 15 anos
Inscrições: 7 a 21/1
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Casa da Cultura: Avenida Thomé de Souza, 130 – Centro – Bertioga (SP)

Esta oficina tem o objetivo de demonstrar a prática das ações físicas como elemento essencial do trabalho criativo do ator, ligando as fontes históricas e estéticas dessa abordagem metodológica ao conceito contemporâneo de atuação. Como forma de ampliar e reconhecer as potencialidades expressivas dos participantes, o trabalho prático envolverá treinamentos de corpo e voz e criação de cenas a partir de textos não teatrais.

Bacharel em Teoria Teatral pela USP, Bruno Fracchia é ator, diretor e roteirista. Autor de “Entre Dentes”, peça encenada pelos Parlapatões no Festival do Minuto, e um dos colaboradores no roteiro de “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva. Atualmente está em cartaz com “Algumas Histórias”, espetáculo do qual é dramaturgo, ator e produtor.

CUBATÃO

LITERATURA / TEATRO

WORKSHOP DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Coordenação: Nalva Leal
1/2 a 8/3 – sábados – 14 às 18h
Público: educadores, agentes culturais, estudantes e demais interessados de todas as idades
Inscrição: meia hora antes de cada encontro
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas por sábado
Local: Parque Anilinas: Avenida Nove de Abril, 2275 – Centro – Cubatão (SP)

Este projeto se propõe a divulgar a contação de histórias ao público de forma abrangente, e incentivar a apropriação de formas diversas de narração oral. Dessa forma, a atividade tem por finalidade o incentivo ao surgimento de novos contadores e, também, a formação de público para esta arte milenar.

Nalva Leal, formada em Letras pela Unisantos, é contadora de histórias desde 1993. Coordenou o I e II Encontro Regional de Contadores de Histórias de Cubatão, participou da II Feira Nacional do Livro na Baixada Santista e apresentou-se em diversos espaços culturais, bibliotecas e programas na TV.

GUARUJÁ

CIRCO

OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS ARTES CIRCENSES: ACROBACIAS DE SOLO E MALABARES
Coordenação: Dyego Yamaguishi
22/1 a 26/3 – quartas-feiras – 14h às 17h
Público: atores, ginastas, estudantes de artes cênicas e demais interessados acima de 13 anos
Inscrições: 7 a 21/1
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Secretaria de Cultura: Avenida Presidente Vargas, 266 – Vicente de Carvalho – Guarujá (SP)

Oficina prática voltada aos números de acrobacias de solo e malabares (bolinhas, aros e claves), que serão desenvolvidos por meio de técnicas e exercícios de domínio corporal, equilíbrio, coordenação, força e flexibilidade, atentando-se para o estímulo criativo à linguagem artística do circo.

Malabarista, acrobata e ator, Dyego Yamaguishi criou, com Karen Vida, o Les Dumbs, que estuda a arte circense contemporânea com destaque às acrobacias em dupla. O Les Dumbs circula pela região em festivais, mostras e projetos culturais; com o número “Sorrow”, a dupla conquistou o primeiro lugar no II Desafio Acrobatividade na Corrente Cultural de Curitiba, em 2013.

PRAIA GRANDE

ARTES PLÁSTICAS

OFICINA DE CERÂMICA
Coordenação: Eliana Paschoalito
28/1 a 26/2 – terças e quartas-feiras – 14h às 17h30
Público: interessados acima 14 anos
Inscrições: 7 a 28/1
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP)

Oficina básica de cerâmica, especialmente voltada a pessoas que nunca ou pouco tiveram contato com esta arte. Serão experimentadas várias técnicas de modelagem (direta, por rolo, por placas, prensagem, tratamento e texturização de superfícies etc.) para a realização de esculturas e painéis.

Eliana Paschoalito, artista plástica com pós-graduação em Design e Decoração pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, trabalha com cerâmica, pedra-sabão e ikebana.

SÃO VICENTE

MÚSICA

OFICINA DE HIP HOP “PEQUENOS RAPPERS MC’S”
Coordenação: Brunão Mente Sagaz
24 a 28/2 – segunda a sexta-feira – 14h às 16h
Público: interessados entre 13 e 17 anos
Inscrições: 7/1 a 21/2
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: ONG Frutos do Amanhã: Rua Vitor Torquato dos Santos, 753 – Parque das Bandeiras – São Vicente (SP)

A oficina apresentará a história do movimento hip hop e os diferentes estilos de rap, com análise de letras e atividades de criação de rimas e composições, com ênfase em temas ligados à realidade social dos participantes.

Brunão Mente Sagaz começou sua carreira musical em 2006. Lançou em 2010 “Rap Nacional Efikaz” e está finalizando seu segundo CD, “Eles disputam minha alma mas sou eu que escolho a quem eu entrego”. É militante e representante do Movimento Hip Hop na Promoção da Igualdade Social da Baixada Santista. Apresentou-se em eventos como o 3º Encontro Nacional da Nação Hip Hop, em São Vicente, e o 1º Hip Hop in Concert na Virada Cultural Paulista, na Praia Grande.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s