Cine Comunidade Aniversário de Santos

1609841_10203663980225158_1555195049_n

O Cine Comunidade consiste na exibição de longas que abordam temas do cotidiano, seguidos por bate-papo com o jornalista e crítico de cinema André Azenha. A entrada é franca. Em 2013, o projeto realizou quase vinte sessões entre agosto e dezembro, atingindo 11 espaços de Santos. Para celebrar o aniversário de Santos, o projeto exibirá o filme “A Linha e a Vida”, sobre as bordadeiras portuguesas do Morro do São Bento, no Centro Cultural e Turístico do morro, no sábado, dia 25, a partir das 19h30. Após a sessão do curta-metragem, acontece bate-papo com o diretor do filme, Felipe Goulart, e o produtor Alexandre Camilo, além das próprias bordadeiras e membros do rancho folclórico português. A mediação será do jornalista e crítico de cinema André Azenha. A entrada é franca.

Sobre o filme:

A trajetória de vida e trabalho dessas mulheres oriundas da Ilha da Madeira, e hoje já em idade madura, se mescla com a própria história de Santos a partir de meados da década de 1940. O bordado na vida dessas mulheres é mais do um simples hábito ou meio de sobrevivência, é parte intrínseca da sua vida: faz parte do núcleo familiar, permeia suas relações sociais e tem um significado muito além do fator econômico. É um traço cultural que através de sua trajetória mostra evolução dos costumes e a estrutura social ao longo desse período na cidade.

Duração: 25 minutos
Idealização: Alexandre Camilo e Eduardo Furkini
Direção: João Guilherme Peixoto, Marcelo Junqueira e Felipe Goulart
Produção: Isabella Castro, Virgínia Costa, Gabi Brandão
Imagens: Bruno Maraccini, Afonso Cugler
Assistente de câmera: Lucas Faro
Pesquisa: Claudio Fernandes, Regina Conceição, Assunção Gonçalves

O projeto:

Em 2013, o Cine Comunidade se expandou e passou a acontecer em mais bairros de Santos: a programação, do ano, começou em agosto, e desde então foram quase 20 sessões que passaram por 11 espaços de Santos: Centro da Juventude da Zona Noroeste (Rádio Clube), Instituto Arte no Dique (Rádio Clube), Cine ZN, Associação Tia Egle (Dale Coutinho), Ação de Recuperação Social do Saboó, Centro Cultural do Morro do São Bento, Biblioteca Plínio Marcos de Caruara, Centro Comunitário do Castelo Branco (BNH, Aparecida), CAIS Milton Teixeira (Vila Mathias), Brinquedoteca Municipal na Ilha Diana e Museu da Imagem e do Som de Santos (Vila Mathias). Mais de 1000 pessoas passaram pelas sessões, que atingiram crianças, jovens, adultos e idosos.
Serviço: Cine Comunidade em homenagem ao aniversário de Santos – exibição do filme A Linha e a Vida e bate-papo com o diretor Felipe Goulart e o produtor Alexandre Camilo

Sábado, 25 de janeiro, 19h30

Centro Cultural e Turístico do Morro do São Bento

Entrada franca

Realização: Secretaria Municipal de Cultura de Santos

Apoio: Vídeo Paradiso Videolocadora

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s