Espetáculo ” Uma Palhaçada Federal” no Monte Serrat

unnamed
Três palhaços cansados com as dificuldades e banalização da profissão buscam soluções por uma vida mais confortável. Fuxico convence Chevette e Xaveco que a melhor solução é estar na carreira política e decide se candidatar a presidência da república.
Através da estética e técnica do circo UMA PALHAÇADA FEDERAL é uma divertida sátira dos processos mercadológicos que envolvem as eleições.

Sobre o grupo O grupo Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses nasceu na Oficina Escola Livre de Circo – Santos em Abril de 2005. É o primeiro grupo da Baixada Santista que pesquisa exclusivamente a linguagem circense, mais especificamente para as ruas.

Essa oficina, ministrada pelo Núcleo Pavanelli de São Paulo, teve como objetivo implementar uma Escola de Circo com aulas permanentes e que proporcionasse aos participantes uma capacitação profissional, para execução de números circenses, espetáculos e formação de instrutores.
Com aulas de história do circo, teatro, teatro de rua, expressão vocal, percussão, perna de pau, malabares, acrobacias, trapézio, tecido e palhaço, o curso foi tomando forma e foram se de alguns alunos com maior interesse na formação circense e na atuação como profissionais da área.

Formaram no início de 2005 Os Panthanas, foram mais de 200 apresentações por todo a Baixada Santista, em ruas, palcos, praças e festivais, que conferiram ao grupo experiência e maturidade artística e a convicção pela opção de levar o circo para as praças e palcos do Brasil.

Entre 2007 e 2010, os integrantes do grupo se dedicaram também a multiplicar as artes circenses e ministraram atividades em todas as cidades da Baixada Santista e algumas do vale do Ribeira, a saber: Santos, São Vicente, Guarujá, Mongaguá, Peruibe, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Iguape, Itariri, e Itaoca . A intenção era passar adiante o que foi absorvido em aula e divulgar e fomentar o circo pela Região e consolidar o nome e o trabalho do grupo.

Nesse período realizou circulação pelo estado de São Paulo, em diversas cidades, festivais e mostras com o 1º espetáculo do grupo “Brasileirinho”, que estreou em 2006 e tinha como mote o circo tradicional, a linguagem do teatro de rua, o palhaço e uma pesquisa das diferentes sonoridades e musicalidades do povo brasileiro.

Em 2008 estreou o espetáculo “PANTHANAS ET CIRCENSES –Interlúdio acrobático em 5 movimentos”, concebido para palco italiano e com criação coletiva, uma homenagem do grupo, através da linguagem circense, ao teatro.

Em 2011 estreia “Uma palhaçada federal” que é o 3º espetáculo do grupo e foi contemplado em 2010 com o 1º Facult (Fundo de Apoio a Cultura de Santos). Esse espetáculo está em circulação e já se apresentou em festivais de teatro de rua e circo em São Paulo capital, Mogi das Cruzes, pela Baixada Santista e Rio de Janeiro.

Em 2012 o Grupo se dedicou a atividades de formação de um novo grupo circense a partir das aulas de circo ministradas na Vila do Teatro, assim como na gestão e programação desse novo espaço de ocupação, resistência e militância na Baixada Santista junto a Trupe Olho da Rua.

Em 2013 retomam circulação do espetáculo “Uma palhaçada federal”, e iniciam pesquisas para a próxima montagem do grupo.

ERVIÇO:Os Panthanas – Núcleo de Pathifarias Circenses

apresentam: UMA PALHAÇADA FEDERAL

QUANDO:

DOMINGO, dia 16 de Março às 17h. 
LOCAL: Na voltinha, subida do Monte Serrat, Centro de Santos. 
GRÁTIS 

Apoio 

Vila do Teatro, Trupe olho da Rua, Movimento Teatral da Baixada Santista, Superbacana Produções, Lima Limão Studio e Olhar Caiçara.

Apoio Cultural 
FACULT, Prefeitura Municipal de Santos, Secretaria Municipal de Cultura.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s