Oficina Pagu Abre Inscrições Para Cursos Gratuitos

Pau

A partir do dia 1/4 (terça feira) estão abertas as inscrições para os novos cursos da Oficina Cultural Pagu, são mais de 25 atividades com 900 vagas disponíveis para Santos e cidades da baixada santista: Oficina de poesia e música, Oficina de dramaturgia para novos autores, oficina de iniciação a commedia dell’arte, oficina de criação de música pelo computador, oficina de contação de histórias com objetos e bonecos, oficina de canto coral, oficina de circo; acrobacias de solo e malabares, oficina de fotografia e oficina de interpretação teatral. Destaque desta programação é o projeto especial: ARRIBA, ARRIBA PAGU! – Conhecendo um pouco mais da cultura Mexicana.

A cidade de Santos será a sede da delegação do México durante a Copa do Mundo de 2014, e a OC Pagu selecionou para o período atividades que retratam a diversidade histórica e cultural daquele país, numa programação que abrange de cinema a história em quadrinhos, passando por artes plásticas, TV e fotografia.
Toda a programação é gratuita e está disponível no site:www.oficinasculturais.org.br . Os interessados poderão inscrever-se pelo email:pagu@oficinasculturais.org.br ou pessoalmente no endereço da sede: Espírito Santo, 17 – Campo Grande – Santos de 2a a 6a feiras das 14h ás 20h. Maiores informações pelos telefones: 3219 2036 / 3219 1741.

OFICINA CULTURAL PAGU

PROGRAMAÇÃO ABRIL A JUNHO DE 2014

ESPECIAL MÉXICO

PROJETO ESPECIAL: ARRIBA, ARRIBA PAGU!
Conhecendo um pouco mais da cultura Mexicana.
A cidade de Santos será a sede da delegação do México durante a Copa do Mundo de 2014. A Oficina Cultural Pagu selecionou para o período atividades que retratam a diversidade histórica e cultural daquele país, numa programação que abrange de cinema a história em quadrinhos, passando por artes plásticas, TV e fotografia.

► OFICINA DE FOTOGRAFIA: TODOS PODEM SER FRIDA
Coordenação: Camila Fontenele
15/4 a 7/5 – terças e quartas-feiras – 18h30 às 21h
Público: fotógrafos, estudantes de audiovisual e demais interessados com conhecimento básico na área, a partir de 15 anos
Inscrições: 1 a 11/4
Seleção: currículo breve
20 vagas

A oficina aborda a visão conceitual na fotografia, em que a técnica é ferramenta de execução e a pesquisa se torna elemento primordial para o desenvolvimento de uma obra. A proposta é que cada participante utilize como referência a pintora Frida Kahlo para compor um retrato fotográfico. Os resultados integrarão uma exposição na Oficina Cultural Pagu.

Camila Fontenele é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade de Sorocaba e pós-graduanda em Cinema, TV e Vídeo pelo Centro Universitário Belas Artes. É assistente de produção da DS Filmes. Roteirizou e fotografou o curta-metragem “Tulipa”.

► OFICINA DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ÍCONES DA CULTURA POP MEXICANA
Coordenação: Eder Messias
23/4 a 20/5 – terças e quartas-feiras – 14h30 às 16h30
Público: desenhistas, estudantes de artes plásticas, apreciadores de HQ e demais interessados com noções básicas de desenho, a partir de 13 anos
Inscrições: 1 a 23/4
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina transmitirá os fundamentos gráficos e narrativos da HQ, desenvolvendo desenho, argumento, roteiro para a criação de histórias que terão como referência a cultura pop mexicana: guerreiros astecas, heróis mascarados da luta livre, Dia dos Mortos etc.

Eder Messias é ilustrador, chargista, caricaturista e especialista em histórias em quadrinhos e mangá. Na Gibiteca de Santos, participou das exposições “Homenagem ao Cartunista Glauco” e “Heróis do Brasil em Mangá”. Tem trabalhos publicados nos Estados Unidos pelas editoras Blackline e Tombstone.

► EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA: TODOS PODEM SER FRIDA
7 a 31/5 – terças a sextas-feiras – 14h às 20h | sábados – 14h às 18h
Classificação: livre

Mostra de retratos fotográficos produzidos pelos participantes da oficina “Todos Podem Ser Frida”, coordenada por Camila Fontenele.

► WORKSHOP: TV MEXICANA EM PERSPECTIVA – CHAVES, MARIA DO BAIRRO E OUTRAS FÓRMULAS DE SUCESSO
Coordenação: Dirceu Lemos
10 a 24/5 – sábados – 14h30 às 17h30
Público: realizadores e estudantes de audiovisual e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1/4 a 6/5
Seleção: currículo breve
20 vagas

O workshop apresenta um panorama histórico e contemporâneo da TV mexicana: os principais programas e suas características, a indústria dos melodramas, a conquista do mercado externo, o monopólio da Televisa e sua relação com o poder político. O objetivo é desmistificar a visão que os brasileiros têm do México e de suas produções televisivas, propondo uma reflexão comparativa entre a teledramaturgia mexicana e a brasileira.

Dirceu Lemos é jornalista e radialista, com especialização em Rádio, TV e Cinema pela Universidade Independente (Lisboa, Portugal) e em Produção Executiva e Gestão de Televisão, pela FAAP. Mestre em Programação de TV e doutorando em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalhou por 19 anos com produção audiovisual em diversas emissoras de televisão. Professor universitário de Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual.

► EXPOSIÇÃO DE FANZINES E QUADRINHOS: ÍCONES DA CULTURA POP MEXICANA
20/5 a 8/6 – segunda a sábado – 10h às 18h
Classificação: livre
Local: Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes: Avenida Bartolomeu de Gusmão, s/nº – Posto de Salvamento nº 5 – Boqueirão

Mostra dos trabalhos produzidos pelos participantes da oficina “Ícones da Cultura Pop Mexicana”, coordenada por Eder Messias.

LITERATURA / MÚSICA

AS ASAS DA SEMENTE: OFICINA DE POESIA E MÚSICA
Coordenação: Luama
8 a 29/5 – quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: professores, poetas, atores, músicos e demais interessados, a partir de 14 anos
Inscrições: 1/4 a 8/5
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina propõe vivência poética e musical em que os participantes entram em contato com suas potencialidades expressivas, produzindo e interpretando os próprios poemas e conhecendo obras de Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Castro Alves, entre outros autores.

Luama é compositora, poeta, cantora e violonista, doutoranda em Filosofia pela USP e mestre em Teoria Literária pela Unesp. Tem três CDs lançados: “Luama” (2000), “A Hora do Meio-Dia” (2002) e “Cósmico Samba” (2011).

TEATRO

OFICINA DE DRAMATURGIA: PENSAMENTO E PRÁTICA PARA NOVOS AUTORES
Coordenação: Bruno Fracchia
8/4 a 6/5 – terças e quintas-feiras – 18h45 às 21h45
Público: escritores, estudantes de artes cênicas, letras e jornalismo, artistas e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: até 4/4
Seleção: carta de interesse
25 vagas

A oficina apresenta a seus participantes conceitos fundamentais da dramaturgia clássica (como ação, fábula, clímax, conflito, progressão, diálogo, personagem etc.) e matrizes da escrita teatral contemporânea, fornecendo-lhes deste modo ferramentas para serem aplicadas na feitura de cenas curtas (e que poderão, posteriormente, se tornar peças completas).

Bacharel em Teoria Teatral pela USP, Bruno Fracchia é ator, diretor e roteirista. Autor de “Entre Dentes”, peça encenada pelos Parlapatões no Festival do Minuto, e um dos colaboradores no roteiro de “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva. Atualmente está em cartaz com “Algumas Histórias”, espetáculo do qual é dramaturgo, ator e produtor.

EM BUSCA DO CÔMICO: OFICINA DE INICIAÇÃO À COMMEDIA DELL’ARTE
Coordenação: Flávia Bertinelli
5/5 a 9/6 – segundas-feiras – 18h às 22h
Público: atores, artistas, estudantes de artes cênicas e demais interessados com conhecimento em teatro, a partir de 14 anos
Inscrições: 1 a 28/4
Seleção: currículo breve
20 vagas

Oficina de iniciação à commedia dell’arte que propõe a investigação da máscara cômica italiana e do teatro de máscaras – sua origem, história, o universalismo da utilização –, e, a partir dessa base, introduzir tipos sociais brasileiros que dialogam com os arquétipos estudados.

Flávia Bertinelli, atriz formada pela ECA-USP, cursou commedia dell’arte na Scuola de Attore Comici, na Itália. Desenvolve trabalho voltado à arte-educação em instituições como Sesc e Senac. Seu espetáculo de commedia dell’arte, “Jogos de Cena”, conquistou o Prêmio Carlos Miranda em 2005. Atua no espetáculo “Os Três Porquinhos”, da Cia. Le Plat du Jour,

ATIVIDADES NA REGIÃO

AÇÃO INTEGRADA REGIONAL

NOVAS MÍDIAS / MÚSICA

OFICINA: CRIANDO MÚSICA PELO COMPUTADOR
Coordenação: Fábio Salgado

“Criando Música pelo Computador” é uma oficina itinerante que passará por oito cidades da Baixada Santista. A atividade apresenta aos participantes diversos recursos para a criação de músicas no computador, utilizando softwares e hardwares para composição, escrita musical, edição e masterização. Recomenda-se àqueles participantes que possuem notebook que o tragam à oficina.

Fábio Luiz Salgado é tecladista, arranjador, compositor e produtor musical. Dirige o projeto “Music Dreams – realize o seu sonho musical”, produzindo CDs para artistas independentes. Atua há mais de 20 anos no mercado musical e desenvolveu videoaulas sobre tecnologias voltadas à música.

Informações gerais:

Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Público: músicos, artistas, estudantes e demais interessados a partir de 18 anos
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas por cidade

Cronograma:

► Cubatão
12/4 – sábado
Inscrições: 1 a 12/4
Local: Secretaria de Cultura: Avenida Nove de Abril, 2275

► Mongaguá
26/4 – sábado
Inscrições: 1 a 26/4
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz

► Peruíbe
10/5 – sábado
Inscrições: 1/4 a 10/5
Local: Biblioteca Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13

► Guarujá
16/5 – sexta-feira
Inscrições: 1/4 a 16/5
Local: Teatro Ferreira Sampaio: Avenida Osvaldo Aranha, 800 – Vicente de Carvalho

► Praia Grande
17/5 – sábado
Inscrições: 1/4 a 17/5
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão

► Itanhaém
23/5 – sexta-feira
Inscrições: 1/4 a 23/5
Local: Casa da Música: Rua Oscar Pereira da Silva, 202

► Bertioga
24/5 – sábado
Inscrições: 1/4 a 24/5
Local: Casa da Cultura: Avenida Thomé de Souza, 130

► São Vicente
31/5 – sábado
Inscrições: 1/4 a 31/5
Local: Academia das Artes: Rua João Ramalho, 988

BERTIOGA

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM BONECOS E OBJETOS
Coordenação: Kely Castro
8 a 29/5 – quintas-feiras – 10h às 13h (turma A) | 14h às 17h (turma B)
Público: artistas, educadores e interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1/4 a 8/5
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas (20 por turma)
Local: Casa da Cultura: Avenida Thomé de Souza, 130 – Bertioga (SP)

Por meio de jogos e exercícios, o participante entrará em contato com técnicas para contar histórias utilizando bonecos, adereços, objetos e outros materiais. A oficina propõe um mergulho no mundo das fábulas, contos, lendas e causos, a fim de que o participante desenvolva o seu próprio estilo de narração.

Kely de Castro, atriz e contadora de histórias, é doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. É autora do livro “A Possibilidade do Novo no Teatro de Animação”. Foi atriz-manipuladora em espetáculos da Cia. Truks e fundou, com o músico Vinícius Camargo, a Cia. Animalenda.

TEATRO

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO: AS AÇÕES FÍSICAS – O MÉTODO DA ANÁLISE ATIVA
Coordenação: Bruno Fracchia
7 a 28/4 – segundas e quartas-feiras – 19h às 22h
Público: atores, estudantes de teatro e demais interessados, a partir de 15 anos
Inscrições: até 7/4
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Casa da Cultura: Avenida Thomé de Souza, 130 – Centro – Bertioga (SP)

Esta oficina tem o objetivo de demonstrar a prática das ações físicas como elemento essencial do trabalho criativo do ator, ligando as fontes históricas e estéticas dessa abordagem metodológica ao conceito contemporâneo de atuação. Como forma de ampliar e reconhecer as potencialidades expressivas dos participantes, o trabalho prático envolverá treinamentos de corpo e voz e criação de cenas a partir de textos não teatrais.

Bacharel em Teoria Teatral pela USP, Bruno Fracchia é ator, diretor e roteirista. Autor de “Entre Dentes”, peça encenada pelos Parlapatões no Festival do Minuto, e um dos colaboradores no roteiro de “Fina Estampa”, novela de Aguinaldo Silva. Atualmente está em cartaz com “Algumas Histórias”, espetáculo do qual é dramaturgo, ator e produtor.

CUBATÃO

AUDIOVISUAL

OFICINA DE FILME DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Alexandre Araújo
17/5 a 1/6 – sábados e domingos – 14h às 20h
Público: realizadores e estudantes de audiovisual, artistas e demais interessados a partir de 16 anos
Inscrições: 1/4 a 13/5
Seleção: currículo breve
20 vagas
Local: Secretaria de Cultura: Avenida Nove de Abril, 2275– Cubatão (SP)

Com o objetivo de realizar um curta-metragem com o grupo de participantes, a atividade abordará a linguagem do documentário e seu desenvolvimento prático, percorrendo etapas como roteiro, produção, gravação e edição.

Alexandre Araújo é graduado em Cinema pela FAAP. Diretor, produtor, roteirista, montador e distribuidor de filmes de curta e longa metragem, vídeos e peças publicitárias. Entre seus trabalhos, destacam-se “Sombras na Cabine” – Melhor Documentário no 2º Curta Jacaré – e o videoclipe “Sonhadores”, vencedor da 7ª Mostra de Vídeos da FAAP.

GUARUJÁ

CIRCO

OFICINA DE CIRCO: ACROBACIAS DE SOLO, MALABARES E PIRÂMIDES
Coordenação: Karen Vida
Assistente: Dyego Yamaguishi
22/5 a 26/6 – terças e quintas-feiras – 14h às 17h
Público: atores, ginastas, estudantes de artes cênicas e demais interessados a partir de 12 anos
Inscrições: 1/4 a 22/5
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: Secretaria de Cultura: Avenida Presidente Vargas, 266 – Vicente de Carvalho – Guarujá (SP)

Oficina prática voltada aos números de acrobacias de solo com ênfase na pirâmide e malabares (com bolinhas, aros e claves), que serão desenvolvidos por meio de técnicas e exercícios de domínio corporal, equilíbrio, coordenação, força e flexibilidade, atentando-se para o estímulo criativo à linguagem artística do circo.

Karen Vida é acrobata, ginasta e patinadora. Criou, com Dyego Yamaguishi, o grupo Les Dumbs, que estuda a arte circense contemporânea com destaque às acrobacias em dupla. O Les Dumbs circula pela região em festivais, mostras e projetos culturais. Com o número “Sorrow”, a dupla conquistou o primeiro lugar no II Desafio Acrobatividade na Corrente Cultural de Curitiba, em 2013.

ITANHAÉM

TEATRO

OFICINA: O ATOR NO TEATRO DE ANIMAÇÃO CONTEMPORÂNEO – DO BONECO À CRIAÇÃO DA CENA
Coordenação: Kely Castro
11/4 a 13/6 – sextas-feiras – 17h às 20h
Público: atores amadores e profissionais, a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 9/4
Seleção: questionário
20 vagas
Local: Casa da Música: Rua Oscar Pereira da Silva, 202 – Itanhaém (SP)

A oficina coloca o participante em contato direto com o trabalho criativo do ator no teatro de animação, para que ele possa aventurar-se por este universo. Serão apresentados alguns caminhos possíveis para a criação de cenas com bonecos ou objetos. O conteúdo da oficina reúne desde conceitos básicos de manipulação até práticas corporais para a interação ator-boneco.

Kely de Castro, atriz e contadora de histórias, é doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. É autora do livro “A Possibilidade do Novo no Teatro de Animação”. Foi atriz-manipuladora em espetáculos da Cia. Truks e fundou, com o músico Vinícius Camargo, a Cia. Animalenda.

MONGAGUÁ

CIRCO

OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS ARTES CIRCENSES: ACROBACIAS DE SOLO, PERNAS DE PAU E MALABARES
Coordenação: Sidney Herzog
Assistente: Letycia Gonçalves de Souza
7/5 a 25/6 – quartas feiras – 15h às 18h
Público: interessados a partir de 12 anos
Inscrições: 1/4 a 7/5
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP)

A oficina visa apresentar ao aluno a prática dos números circenses de acrobacias de solo, perna de pau e malabares (bolinhas, aros e claves), desenvolvida nos exercícios de domínio corporal, equilíbrio, coordenação, força e flexibilidade, em consonância ao estímulo criativo e artístico da linguagem.

Sidney Herzog é malabarista, acrobata e palhaço. Cofundador do Panthanas Núcleo de Pathifarias Circenses, grupo vencedor do Prêmio Plinio Marcos. Em 2012 foi um dos criadores do grupo Circopatas, com participantes das oficinas livres de circo do espaço Vila do Teatro, realizadas em parceria com a Oficina Cultural Pagu. Letycia Gonçalves de Souza é artista circense e bailarina, integrante do grupo Circopatas.

FOTOGRAFIA

OFICINA DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA: TÉCNICA E COMPOSIÇÃO
Coordenação: Tito Wagner
24/4 a 5/6 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados que possuam câmera fotográfica, a partir 14 anos
Inscrições: 1 a 24/4
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Centro Cultural Raul Cortez: Avenida São Paulo, 3465 – Vera Cruz – Mongaguá (SP)

A oficina abordará técnicas e fundamentos de composição e linguagem fotográfica, a partir da análise de obras de grandes artistas da área, e promoverá um trabalho prático de registro de cenas do cotidiano.

Tito Wagner é documentarista e professor de fotografia no Senac. Entre outros eventos, participou da 10ª Bienal de Artes em Santos, do Festival de Cinema de Santos e do 1º Encontro de Arte Contemporânea Caiçara, em São Vicente.

PERUÍBE

CIRCO

OFICINA LIVRE DE CIRCO: INTRODUÇÃO A MALABARES E ACROBACIAS DE SOLO
Coordenação: Junior Brassalotti
Assistente: Lucas Loreto
12/4 a 14/6 – sábados – 14h às 17h
Público: interessados a partir de 12 anos
Inscrições: 1 a 12/4
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Biblioteca Municipal: Rua Ministro Genésio de Almeida Moura, 13 – Peruíbe (SP)

A atividade visa proporcionar uma vivência da prática circense com ênfase nas técnicas de malabares e acrobacias de solo. Trabalhará, por meio das técnicas circenses básicas, a coordenação motora, consciência corporal, trabalho em grupo, noção espacial e autoconfiança do participante.

Junior Brassalotti é produtor cultural, diretor, realizador audiovisual, palhaço ator e bailarino. Fundador do Panthanas Núcleo de Pathifarias Circenses, grupo vencedor do Prêmio Plinio Marcos. Em 2012 foi um dos criadores do grupo Circopatas, com participantes das oficinas livres de circo do espaço Vila do Teatro, realizadas em parceria com a Oficina Cultural Pagu. Lucas Loreto, acrobata e trapezista, foi professor de artes circenses na Escola de Circo de Londrina.

PRAIA GRANDE

AUDIOVISUAL / FOTOGRAFIA

OFICINA: FOTOGRAFIA E MOVIMENTO
Coordenação: Alyson Montrezol
10/5 a 14/6 – sábados – 13h às 18h
Público: fotógrafos, estudantes de audiovisual e demais interessados com conhecimento básico na área, a partir de 15 anos, e que possuam câmera fotográfica com recurso de captação de vídeo
Inscrições: 1/4 a 6/5
Seleção: carta de interesse
20 vagas
Local: Palácio das Artes: Avenida Presidente Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande (SP)

A proposta da oficina é aplicar elementos da linguagem fotográfica na produção audiovisual, por meio da transmissão de conceitos e técnicas que possibilitem aos participantes a captação de imagens, produção, montagem e finalização de produtos audiovisuais de forma criativa e inovadora.

Alyson Montrezol, formado em Publicidade e Propaganda, é cineasta, fotógrafo e professor da Escola Panamericana de Arte e Design, em São Paulo. Desde 2002 dirige a produtora de audiovisual Phanton Films. Premiado no Festival Curta Santos na categoria videoclipe e finalista da mostra competitiva do festival internacional Possible Futures Film Contest 2011 com o curta-metragem “Cross The Line”.

SÃO VICENTE

MÚSICA

OFICINA DE CANTO CORAL: CANTANDO O DESPERTAR MUSICAL
Coordenação: Ugo Castro Alves
21/5 a 18/6 – segundas e quartas-feiras – 18h às 21h
Público: interessados a partir de 15 anos
Inscrições: 1/4 a 21/5
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas
Local: Secretaria de Cultura: Avenida Embaixador Pedro de Toledo, 593 – São Vicente (SP)

Atividade de iniciação musical para jovens e adultos. Na parte teórica, serão abordados tópicos de história da música e de teoria musical. Na parte prática, serão trabalhadas técnicas vocais e arranjos vocais em grupo; o repertório preparado será apresentado no final da oficina.

Ugo Castro Alves é professor e arte-educador, formado em música pelo Conservatório Carlos Gomes e pela Unicamp; estudou violão e baixo no Conservatório de Tatuí. Coordena a Orquestra de Cordas Brasileiras do Instituto Arte no Dique e rege a Orquestra da Escola Jean Piaget.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s