Tudo que você precisa saber para trabalhar em navios de cruzeiro!

ship-combo2

Tenho visto com frequência pessoas interessadas em trabalhar em navios de cruzeiros assim como eu que há alguns meses decidi pegar carona nessa onda.

A primeira coisa que aconselho é que pesquisem muito sobre esse universo, hoje com a internet é possível entrar no Google e com poucas palavras “tripulantes de cruzeiros”  achar uma infinidade de informações (agências, blogs, videos) e o primeiro click sempre nos leva a outros.

Se você realmente quer trabalhar em navios tenha em mente que a vida a bordo não será fácil e você verá isso nos vários blogs disponíveis, mas não deixem que as coisas negativas façam com que desistam antes mesmo de viver a experiência. Sempre digo que se você não experimentar não terá como saber se é bom, afinal cada um tem uma forma de pensar e ver a vida.

Confesso que assim que comecei a pesquisar os blogs fiquei um pouco apreensiva com os pontos negativos, mas não desisti e continuei a pesquisar e foi então que me perguntei, se é tão ruim como todos dizem então porquê voltam?

Decidi então seguir um pouco dos passos de um dos vários tripulantes que montaram blogs porque ele gostava da mesma coisa que eu o BAR, ele havia feito um curso de bartender em uma escola de capacitação para quem quer trabalhar em navios e hotéis, e como eu sempre gostei de fazer coquetéis em casa e em festas decidi investir no curso.

Fui lá na escola assisti uma palestra sobre vida a bordo e fiz minha inscrição para o curso, senti também a necessidade de voltar para as aulas de inglês já que é o idioma oficial a bordo e o meu estava enferrujado, rs.

Concluído o curso hora de preparar o currículo e se cadastrar nas agências para participar dos processos seletivos fiz os cadastros em meados de dezembro e começo de janeiro e a primeira entrevista realizei em fevereiro e no mesmo dia recebi a aprovação para a vaga de cocktail waitress (garçonete de bar).

A Entrevista

É importante que você saiba que normalmente fazemos duas entrevistas a primeira com a agência e outra com a cia marítima.

Na entrevista com a agência, geralmente te perguntam o porque quer trabalhar a bordo, qual a posição que está aplicando, qual a pretensão salarial e algo sobre você, essa entrevista pode ser em português ou inglês isso vai depender da posição que está aplicando e do nível do idioma que você mencionou no CV, a minha foi toda em inglês.<

Após a primeira aprovação é só aguardar que a sua agência te mandará informações sobre a entrevista com a cia, como eu moro em Santos as minhas duas entrevistas foram presenciais, mas podem ser também via Skype. Passado uns 15 dias recebi mensagem com a data da segunda entrevista, essa entrevista é mais técnica então é importante estudar bastante sobre a sua posição. A minha foi em português, inglês e espanhol (idiomas que mencionei no meu CV).

Dica importante para a entrevista presencial, traje é social completo… meninas maquiagem é essencial, mas lembrem é entrevista e não balada e nada de roupa curta e decotes.

Cursos

Se você não tem qualificação pode ser que tenha que fazer algum curso para se capacitar para a vaga escolhida, mas as agências normalmente te ajudam com isso.<

Todo tripulante de navio que faz temporada brasileira é obrigado a fazer o STCW e CFPN são dois cursos exigidos pela Marinha, mas espere as instruções da sua agência para correr atrás disso pra evitar gastos desnecessários.

Guardem um grana para todo o processo, pois você terá muitas despesas e algumas serão reembolsadas pela cia, mas somente quando já estiver a bordo. Você gastará algo em torno de R$ 3.000,00 dependendo de onde mora, pois poderá ter gastos com hospedagem, transporte e alimentação. Então pense bem se vale a pena!

Para finalizar

Não esqueçam que você está indo a trabalho e não a passeio, todo o glamour do navio é para os passageiros e não para você; você irá trabalhar de 12 a 14 horas por dia, não terá dia de folga e sim horas entre os turnos de trabalho; as leis trabalhistas são de acordo com a bandeira do navio, ou seja, navio com bandeira Italiana as leis são as Italianas e CLT abordo simplesmente não existe; irá conviver com pelo menos 40 nacionalidades diferentes e terá que respeitar as diferenças, mas terá uma experiência de vida incrível e única e com certeza terá muita história para contar a seus familiares na volta do contrato e depois aos seus netos.

Existem algumas agências espalhadas pelo Brasil onde você poderá se inscrever são elas: InfinityValemarNew CrewRosa dos VentosISMBR. Entrem também nos vários grupos de tripulantes no Facebook, leia os blogs e tire todas as suas dúvidas para depois não dizer que “entrou de gaiato no navio”, rs

Nos encontramos em breve a bordo

Good Luck!
Silvana Costa
Tripulante Costa Crociere

34 pensamentos sobre “Tudo que você precisa saber para trabalhar em navios de cruzeiro!

  1. Onde posso fazer o curso para trabalhar em navio. Estes sites só tem indicado vagas.
    Quero trabalhar no Brasil primeiro para adquirir experiencia.

    • Em Santos no momento não há cursos para futuros tripulantes. Em São Vicente há o Tripulantes do Futuro http://www.saovicente.sp.gov.br/fundosocial/projeto/tripulante.asp

      Ma os únicos dois cursos obrigatórios para todos os tripulantes para trabalhar nos navios da Costa Crociere e Ibero Cruceros:

      – Um deles é o Curso de Segurança Marítima (STCW). Sem ele não se pode embarcar em nenhum navio. É regra internacional. O certificado tem validade de cinco anos e quem emite são as instituições certificadas pela Marinha do Brasil.

      – O segundo curso é feito depois que você passou no processo de seleção. Trata-se do Ready for Excellence um curso ministrado por profissionais da empresa para todos os tripulantes. Ele é gratuito, dado em uma semana e explica detalhes sobre a vida de bordo, as regras gerais e de comportamento, direitos e deveres dos navios e de quem trabalha na Costa Crociere ou Ibero Cruceros. O curso é feito mensalmente em São Paulo, Santos e Curitiba e no Rio de Janeiro, Recife e Salvador quando há determinado número de candidatos.

      Boa Sorte!

  2. Boa noite Silvana, morei muitos anos na europa falo ingles e espanhol, estou pensando em mudar para o Rio de Janeiro para fazer os cursos para trabalhar em navios. Você tem algum conselho?

    • Olá, a Silvana está embarcada por isso não pode responder. Faça os cursos necessários, prepare toda a documentação e entre em contato com as agências de recrutamento. Boa Sorte!

  3. Olá , eu tenho 15 anos e estou fazendo alguns cursos , Inglês , secretariado e informatica ,
    gostaria muito de trabalhar com isso daqui a uns anos , será que eu falando apenas o inglês fluente eu consigoo?? ou eu teria que estudar mas linguas ?

    • Olá Kevelyn sim o inglês fluente é o principal requisito. Muitas companhias são italianas mas com o inglês já é suficiente. Caso queira ter algum diferencial tente italiano ou francês. Boa sorte.

  4. Olá primeiramente boa noite, eu sou de santos e desejo trabalhar embarcado no ano que vem quais são os passos que eu tenho que dar para que eu concretize esse desejo?

  5. Boa noite,também a ou de Santos tenho inglês Intermédiario quero saber qual curso preparatório você fez e quanto tempo levou?

  6. ola boa tarde Eu sou Diego Gomes tenho 26 anos, sou da paraíba moro em joão pessoa gostaria muito de trabalhar em embarcação, tenho curso de informática ja trabalhei na area de serviços gerais e também de auxiliar de eletrônica, em uma empresa de segurança atualmente sou promotor da ambev terceirizado………….. qual o curso mas necessário que eu devo ter para embarca ? obg pela atenção ..

  7. Olá , tudo bem ? Sou o Renan e quero trabalhar em navios , tenho o inglês intermediário , já trabalhei em vários hotéis campestres como recreador , tenho diplomas , e curso superior de Ed física , tenho alguma possibilidade em entrar neste ramo ? Abraços .

  8. Olá, estou interessada em trabalhar na mesma área que a Silvana, o bar. Como não tenho experiência nessa área, estou procurando cursos de capacitação. Onde a Silvana fez o curso?Poderiam me indicar algumas escolas onde ele é oferecido? O curso do Senac de bartender é válido? Obrigada.

    • Ola Thamiris, existem duas opções de cursos de capacitação para trabalhar em navios. Sinhores – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares e Senac oferecem cursos validos. Boa Sorte

  9. Olá, bom dia, eu trabalho em plataformas de petróleo, tenho curso de CBSP, huet, porém me interessei pelo cruzeiro, eu queria saber se nos navios de cruzeiro tem função de técnico de manutenção ( Magaiver) , ou técnico de eletrotécnica ? Queria saber de você também se precisa de carteira marítima da função….. ? Aguardando ansioso.. Filipe Gomes

    • Olá Filipe, sim existem funções técnicas em diversas áreas. E todos os tripulantes necessitam ter as certificações obrigatórias.

      Oficial de Maquinas

      O oficial de maquinas é o responsável pelo bom funcionamento e manutenção do sistema elétrica, hidráulica e mecânica do navio de cruzeiro. Precisa ter ampla experiência anterior, formação relevante e ser fluente em Inglês.

      Eletricista

      As responsabilidades do eletricista incluem a manutenção das instalações de alta e baixa tensão elétrica. Eletricistas devem ser capaz de trabalhar por conta própria e com pouca ou nenhuma supervisão. Experiência anterior como eletricista é necessário.

  10. Gostaria de saber ate que idade pode trabalhar em cruzeiro
    Meu Nome e Edilasir e Gostaria muito detrabalha porque sempre sonheir com isso Minha idade e 50anos tenho dois filho mais ja e casado e eu sou viuva mais quero realiza meu sonho

  11. ola, tenho curso de cozinheiroo proficional pelo senac, aguas de sp_ e tranquei a faculdade de gastronomia no mesmo. senac, nao falo muito ingles. gostaria de embarcar para cozinhar mais nao sei se e nessesario diploma de outra lingua, tenhu chanse de conseguir uma vaga sem diploma de ingles ?

    • Para as posições de auxiliar em geral exigem que o tripulante tenha um nível Básico de conversação de inglês, pois toda a comunicação a bordo é realizada nesta língua. Em um navio de cruzeiros trabalham muitas nacionalidades distintas e a língua padrão é a inglesa.

  12. Hola queria saber tirando os cursos. É obrigatório fazer de turismo ou eu posso pular logo para os cursos de massagistas? Espero que me responda. Bjs

  13. Olá, tenho 18 anos e penso em trabalhar a bordo. Tenho algumas duvidas: existe algum custo quando a bordo? a empresa realmente cobre tudo? o pagamento é em dolar ou real?
    Na verdade até penso em trabalhar na limpeza, garçom, qualquer coisa. Quais são as profissoes la dentro que nao precisa de curso ou experiencia?
    obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s