Entidades são convidadas a debater o Plano Diretor de Turismo

Entidades, organizações e empresas ligadas ao setor turístico estão sendo convidadas para as discussões públicas sobre o Plano Diretor de Turismo (PDTur). O primeiro encontro será na próxima quinta-feira (3), a partir das 14h, na Unip (Av. Francisco Manoel s/nº, Vila Mathias), quando os participantes poderão apresentar sugestões.

A Secretaria de Turismo (Setur) começou no ano passado a elaboração do PDTur, que irá definir as políticas públicas para o setor nos próximos 10 anos. Estudos de diagnósticos e prognósticos para o setor em Santos foram executados com apoio técnico da empresa Geo Brasilis.

O plano diretor tem entre seus objetivos fomentar a economia da Cidade, gerando novos postos de trabalho, renda, negócios e tributos, por meio do estímulo e do crescimento das atividades turísticas.

Processo

Na primeira fase de elaboração do documento, foram levantadas a atual situação dos equipamentos turísticos, legislação, dados estatísticos e entrevistas. Após as discussões públicas, serão definidas as metas as serem alcançadas, e, por fim, estabelecidos os projetos, ações e políticas públicas para o turismo santista.

A elaboração do PDTur está alinhada ao Plano Diretor de Desenvolvimento e Expansão Urbana de Santos, revisado em 2014; ao Plano Nacional do Turismo; e ao Estudo de Competitividade de Desenvolvimento do Turismo Regional.

Empregos

Um dos levantamento feitos pela Setur e Geo Brasilis junto ao Ministério do Trabalho aponta que existem 3.081 pessoas formalmente empregadas diretamente à empresas do ramo turístico em Santos.

Outros 7.900 trabalhadores atuam em firmas associadas ao setor, exemplo de bares e restaurantes. No cenário nacional, o turismo representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 7,4% dos empregos com carteira assinada do País.

Servidores

Funcionários de diversas seções da Setur fizeram sugestões ao PDTur, na quarta-feira (24). Todos assistiram a apresentação dos resultados das primeiras fases de estudos do plano, no auditório do Museu Pelé, e depois, em grupos, expuseram e debateram idéias.

“Esse é um momento fundamental para o futuro do turismo em Santos, em que todos os agentes, sejam eles servidores ou do trade turístico, devem dar sua contribuição com sugestões para formatação das políticas do turismo, setor essencial para geração de renda em Santos”, afirmou o secretário Luiz Guimarães.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s