Bonde Restaurante já conta com cozinha planejada e armários

O futuro Bonde Restaurante, que promete ser em breve uma das grandes atrações da linha turística do Centro Histórico, foi contemplado com mais um equipamento importante: uma moderna cozinha planejada (foto). O espaço estará equipado com pia de granito e cuba de inox, dois frigobares navais e mobiliário para fornos e prateleiras.

O elétrico, de origem italiana (1933), aos poucos vai ganhando nova cara com os serviços de restauração e montagem realizados por uma equipe especializada da CET, na Oficina do Valongo.

Além da cozinha completa, o veículo já dispõe de elevador automático para a acessibilidade, banheiro moderno (padrão de ônibus rodoviário) e inversores de frequência, espécies de transformadores elétricos que fornecem a potência ideal para o funcionamento dos aparelhos. Também já chegaram 34 cadeiras de policarbonato, que ainda serão afixadas.

Trabalhos

O bonde já recebeu reparos de funilaria e banho de fundo antiferrugem. Ainda faltam a reforma do piso e do teto, instalação do sistema elétrico, ar condicionado, truck (chassi), colocação das mesas e cadeiras, além da pintura e envelopagem temática.

“A restauração leva tempo, já que exigem tarefas bem racionalizadas e com boa dose de criatividade, em especial nos serviços de readequações e acabamento”, explica Vander Raitz, encarregado dos trabalhos de carpintaria e marcenaria. Ele cita, por exemplo, a confecção das mesas (total de 13), de madeira compensada, que estão sendo fabricadas pela própria equipe da CET.

“Para aproveitar melhor o espaço interno do veículo, criamos um sistema de mesas retráteis, que fecham com dobradiças invisíveis inspiradas nas utilizadas nos trens de alta velocidade da Europa. Já as cadeiras de policarbonato, com design italiano, serão afixadas com base de estrutura de alumínio desenvolvida em nossa oficina”, completa Vander.

Único na América Latina

O Bonde Restaurante está sendo readequado em um modelo articulado “Ristocolor”, que durante muitos anos circulou pelas ruas de Turim. Quando estiver pronto (a previsão é junho deste ano), terá capacidade para transportar até 34 pessoas.

Ele será o único em toda a América Latina a contar com restaurante em um espaço com decoração requintada, oferecendo salão com mesas e cadeiras e som multimídia para animar festas, jantares, buffets e solenidades.

“Será algo diferente em relação aos outros bondes temáticos como o Pelé e o Café. Os passageiros passearão observando os pontos turísticos e saboreando pratos e bebidas especiais, em um ambiente climatizado, a exemplo do que ocorre em alguns sistemas de elétricos turísticos, na Europa, Austrália e Nova Zelândia”, salienta o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

Ele lembra que além do Bonde Restaurante, a CET também realiza estudos para colocar em circulação outro veículo gastronômico, o Bonde Sushi, que servirá comida japonesa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s