Praias

A orla da cidade de Santos tem 7 km de extensão em uma larga e única faixa de areia recortada por seis canais, que a dividem em diferentes praias: José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. O mar costuma ser tranqüilo e raso e a areia, batida. Nem sempre a água está própria para banho. Veja as condições de balneabilidade das praias no site da Cetesp  www.cetesb.sp.gov.br.

Como um tapete verde margeando a orla de Santos, o maior jardim de praia do mundo tem com 5,4 km de extensão e uma largura média de 50 metros. Orgulho dos santistas e cartão-postal da cidade, seus 288 mil metros quadrados contam com áreas de lazer, fontes, chuveiros e quiosques para os banhistas e são palco de diversas atividades culturais. Quase não se vê placas indicando que é proibido pisar na grama: isso já é um consenso por lá. Com ciclovia, bancos e uma grande quantidade de árvores e flores, os jardins e as praias de Santos são os ambientes mais democráticos da cidade.

José Menino – Localizada entre os canais 1 e 2 e ao lado da divisa com a cidade de São Vicente, a praia é a mais freqüentada por surfistas. Ali está o píer do emissário submarino, que atualmente passa por uma grande reforma para abrigar novas áreas de lazer e esculturas.

Praia do Gonzaga – Localizada entre os canais 2 e 3, a região da praia do Gonzaga é a que mais concentra hotéis. Por isso, é bastante freqüentada por turistas. Ao lado da praia, na altura da avenida Ana Costa, está a praça das Bandeiras. Ali, dentro de um bonde, funciona um dos seis pontos de informação ao turista.

Praia do Boqueirão – Entre os canais 3 e 4, a praia também conta com posto de informações turísticas e recebe uma feira de artesanato aos sábados.

Praia do Embaré – Entre os canais 4 e 5. Na avenida da orla está a basílica Menor de Santo Antônio do Embaré, de estilo neogótico. À noite, seus quiosques são muito freqüentados por jovens.

Praia de Aparecida – Entre os canais 5 e 6, é conhecida pela fonte do Sapo. Essa parte do jardim da praia atrai muitas famílias com crianças. Aos domingos, no fim do dia, recebe o Baile da Terceira Idade.

Ponta da Praia – Depois do canal 6. A ponta da praia é um dos locais que mais atraem turistas na orla, seja para um passeio no Aquário, uma visita à feira de artes ou para observar a entrada e saída constantes de embarcações enormes. Durante a temporada, a grande atração é assistir à chegada e à partida dos transatlânticos. Em dias de grande movimento desses navios, o calçadão da Ponta da Praia fica lotado de pessoas. A região também conta com movimentados quiosques com vista para a entrada do porto, um píer de onde saem os passeios de escuna e em deck especial para pescadores.


 

uol.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s