O Museu de Pesca, na Ponta da Praia, em Santos, reabriu ao público de forma inesperada nesta sexta-feira. O equipamento fechou as portas em 20 de fevereiro do ano passado para reforma, que se estendeu bem além do previsto e ainda não foi concluída.
De acordo com o coordenador técnico do Museu, Roberto da Graça Lopes, a expectativa é de que as obras sejam finalizadas até o segundo semestre deste ano. “O governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estava preocupado pelo tempo em que o museu ficou sem funcionar. E disse que seria oportuno que abríssemos ao público. Faremos de tudo para não fechar novamente”, comenta.
Inicialmente, a reforma tinha previsão de durar 30 dias. Desde o início das obras, no ano passado, somente a área administrativa manteve o funcionamento, a área educacional também foi suspensa.
O que falta
Os próximos passos da reforma são a conclusão do projeto de acessibilidade, a pintura e a troca de janelas, são mais de 80 – muitas quebradas e corroídas pela ação do tempo e dos cupins.
Serviço
O museu fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192, e funciona de quarta a domingo, das 10 às 18 horas. Os preços dos ingressos foram mantidos em R$ 2,00; estudantes e professores pagam R$ 1,00 e crianças até 6 anos e idosos acima de 60 anos não pagam. Visitas escolares monitoradas, podem ser agendadas previamente pelo telefone: (013) 3261-5260.
A Tribuna