Mais de 500 pessoas visitarão maior reservatório de água tratada

Mais de 500 pessoas já agendaram suas visitas ao interior do maior reservatório de água tratada da América Latina encravado em rocha e em formato de túnel – o reservatório-túnel Santa Tereza / Voturuá. Peça fundamental para o abastecimento público das cidades de Santos e São Vicente, o equipamento estará aberto para visitação entre as próximas terça e sexta-feiras, com acesso pelo lado de São Vicente (dentro do Parque Ecológico Voturuá).

Os interessados em conhecer o reservatório-túnel Santa Tereza/Voturuá devem entrar em contato com o Polo de Comunicação da Sabesp para agendamento prévio pelo telefone (13) 3201-2657. A idade mínima é de 12 anos e as visitas (com duração média de 40 minutos) serão realizadas em grupo, às 9, 10, 11, 14, 15 e 16 horas. As visitas acontecerão durante período de manutenção preventiva para a limpeza e desinfecção do reservatório.

Características

Construído entre os anos de 1979 e 1981 no interior dos morros Santa Tereza e Voturuá, localizados na divisa entre Santos e São Vicente, o reservatório-túnel tem capacidade para armazenar até 110 milhões de litros de água, é dividido por um tímpano de um metro de espessura que o separa em duas câmaras de 55 milhões de litros cada, tem 13 metros de altura, 15 metros de largura e 1.100 metros de escavação entre galerias e reservatórios.

O equipamento encontra-se a 42 metros do nível do mar, possibilitando a distribuição da água tratada por gravidade. Ele garante diretamente o abastecimento dos municípios localizados na Ilha de São Vicente e parte de Guarujá e, indiretamente, dos demais municípios atendidos pelo Sistema Integrado de Abastecimento da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Os estudos geológicos do projeto identificaram que o maciço rochoso onde foi inserido o túnel é constituído por rochas de granito gnaisse (mesma formação que o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro) de excelente qualidade, o que permitiu a utilização da própria estrutura local.

 

A Tribuna

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s