Agenda Culural

agenda cultural santos

Visuais

100 anos de propaganda em Santos
 – A mostra é uma iniciativa da FAMS (Fundação Arquivo e Memória de Santos), Miss (Museu da Imagem e do Som de Santos) e do publicitário Marco Antônio Batan, curador da exposição que conta com 140 peças publicitárias, distribuídos em 64 painéis. Momentos marcantes do desenvolvimento econômico, social e cultural de Santos por meio da comunicação impressa de 1900 a 2000 pode ser visto em peças publicitárias como cartazes, anúncios em bonde, anúncios publicados em jornais e revistas já extintos e no jornal A Tribuna de Santos, evidenciando momentos marcantes da história da cidade. A mostra pode ser visitada no MISS em conjunto à apresentação da peça “Reclame, – Uma História de Amor”, que é encenada aos sábados até 29 de junho sempre às 21h.

Flashes da folia – 
Vinte e cinco fotografias sobre o carnaval santista, publicadas ao longo de 10 anos no Jornal da Orla, podem ser conferidas até o final de fevereiro no Shopping Pátio Iporanga. São imagens captadas pelos fotógrafos Leandro Amaral, Alex Almeida e Marco Santana que retratam cenas dos desfiles das escolas de samba de Santos e do Carnabonde. A mostra faz parte das comemorações dos 40 anos do Jornal da Orla e pode ser conferida de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 12h às 21. O shop-ping fica na avenida Ana Costa, 465, Gonzaga.

Retrospectiva 2012 
– Ao todo, 33 quadros fazem parte da mostra de verão criada pela Pinacoteca Benedicto Calixto. A coletiva tem como objetivo apresentar um pouco da programação realizada nos últimos meses, sendo uma nova chance de ver e comprar quadros de grandes nomes do cenário nacional. Participam da exposição Aldemir Martins, Antonio Peticov, Claudio Tozzi, Flávio Lafraia, Ivald Granato, José Zaragoza, Renina Katz, Roberto Burle-Marx e Christina Motta. O mostra pode ser vista até o dia 24 de fevereiro, de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é franca.

O mundo pintado em preto e branco –
 A exposição que tem como tema o centenário do Santos Futebol Clube reúne quadros do artista Danilo Gabriel Canada. Dentre as pinturas, estão as imagens do histórico gol de número mil do Pelé; a sua despedida do Santos Futebol Clube; a eterna “pedalada” do Robinho na final do campeonato brasileiro de 2002; Neymar fazendo o gol na final da Copa Libertadores de 2011, entre outros ídolos do passado e do presente. A mostra pode ser visitada até 8 de março no Espaço Cultural da Unisanta.

Diferentes olhares 
– A mostra do fotógrafo Israel Diniz e seus alunos, dá início as atividades de 2013 no Espaço Cultural “Dr. Paulo Bonavides” no Palácio da Polícia – Deinter-6. A Mostra apresenta 30 fotos de 11 fotógrafos, onde cada um irá mostrar o seu olhar sobre o cotidiano, com imagens capturadas em ângulos e perspectivas inusitadas. A exposição pode ser visitada até 20 de março, de 2ª à 6ª feira, das 9 às 18h.

Arte Naif 
– A exposição “Eu vi uma história” reúne uma mostra de arte popular e naif que mostra as ruas estreitas das pequenas cidades de praia ou do interior, suas praças, mercadinhos, bares e casas acolhedoras convidam todos a contemplar os acontecimentos e ver o tempo passar. São cerca de 60 obras entre pinturas, gravuras e objetos, que narram situações cotidianas, anedotas e notícias políticas. A exposição pode ser conferida até o dia 19 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 21h, e das 10h às 18h30 aos sábados, domingos e feriados.

Constância Nery 
– A espontaneidade da artista com sua pintura e a escolha de temas ingênuos, infantis, jocosos ou representativos de cenas da zona rural, são os destaques da nova edição do “Arte Sofitel”. Suas obras estão no acervo de importantes colecionadores, em livros didáticos, em livros e dicionários especializados em Arte Naïf. Desde 1969 a pintura passou a ser sua atividade principal. Escolhe temas que guarda na alma, como plantações, colheitas, tradicionais festas populares, eventos e paisagens das cidades do mundo atual. A mostra conta com 12 obras e pode ser visitada entre os dias 29 de março e 31 de maio no mezanino do Sofitel Jequitimar Guarujá.

Especiais

Navegando o Brasil – O fotógrafo Thomas Kremer e a publisher Juliana Taddeo Soares lançam pela Kremer Editora o livro “Navegando o Brasil”. Com textos da jornalista Luciana Lancellotti, também responsável pela pesquisa, e do escritor Claúdio Blanc, a obra apresenta um panorama contemporâneo do litoral brasileiro de Santos até Fortaleza. As fotografias foram feitas ao longo de 2012 em uma viagem por terra e mar de mais de 7 mil quilômetros. Todas as imagens do livro têm sua localização marcada por geoposicionamento, o que permite determinar a posição exata do local de realização da captação e um futuro retorno ao mesmo local para checar as alterações ocorridas ao longo dos anos, criando assim um documento visual. O livro custa R$ 83.

 

Jornal da Orla

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s