Erica Gropp Colen – Superação e esperança transformadas em arte

Já dizia o filósofo americano Elbert Hubbard “A arte não é uma coisa, é um caminho”. E o caminho de Erica Gropp Colen sempre esteve ligado a arte. Santista formada em artes plásticas pela Puc de Campinas, fez parte do ‘Grupo Massa’ fazendo diversas intervenções e participando de salões de artes com grande repercussão na cidade.

Alguns anos depois decidiu casar e se dedicar a família deixando seu lado artístico adormecido.

Em 2011 com a vontade latente de retomar sua vocação Erica decidiu se inscrever em um curso de elaboração de projetos na Pinacoteca Benedicto Calixto conhecendo Fabio Luis Salgado.

Em 5 de outubro 2012 ,dia de seu aniversário, sua mãe é diagnosticada com câncer no intestino e Erica se propõem a acompanhá-la durante todo o período de tratamento.

Com o passar dos dias vendo o sofrimento de sua querida mãe, decidiu fazer alguns desenhos para distraí-la. Usando apenas uma folha de papel sulfite e uma caneta Bic começou a desenhar a cama da UTI.

Com várias idas e vindas ao Hospital A.C.Camargo, Erica comprou um caderno de desenho, canetas hidrocor e alguns lápis e para alegrar sua mãe fazia um trabalho por dia.

A força e a alegria de sua mãe em lutar com dignidade e muito otimismo para vencer o câncer e a equipe hospital que sempre as apoiaram, fizeram renascer uma Erica adormecida por longos 30 anos.

Com seu ateliê montado no quarto do hospital, seu portfólio aumentou e ganhou muitas cores. Seu intuito era que sua mãe passasse por esse momento difícil com esperança e de uma maneira positiva.

Fotografava e postava nas redes sociais esperando os comentários de seus amigos. Para sua surpresa todos se desdobravam em elogios até que uma amiga a incentivou a dar um passo amais.

Foi ao shopping Parque Balneário sem muita expectativa com seu celular em mãos onde estavam fotografados todos os seus trabalhos. A receptividade foi tanta que decidiram fazer uma exposição quase que imediata. Erica teria apenas 15 dias para preparar seu material que devido a grande aceitação teve seu período de exposição entendida.

Com sua primeira exposição individual aberta, Erica recebeu uma visita que mudaria os rumos de seu trabalho. Koz Palma, renomado artista espanhol que nesse momento estava com sua exposição na Pinacoteca em Santos, ao conhecer seus desenhos, fez o contato com sua curadora internacional que imediatamente levou seus trabalhos para várias partes do mundo.

Com estilo contemporâneo sua arte mostra um olhar otimista da vida. Simples e colorido à primeira vista, mas que sugere uma reflexão sobre os verdadeiros valores da existência humana. Erica Gropp Colen é uma artista prestigiada internacionalmente, levando o nome de nossa cidade através de sua Curadora Heloiza Aquino de Azevedo aos mais importantes museus e galerias da Europa.

Seus desafios não terminam e em 2014 montará seu Studio no bairro do Gonzaga, e passará a pintar telas grandes em tinta acrílica.

6 pensamentos sobre “Erica Gropp Colen – Superação e esperança transformadas em arte

  1. Parabéns Erica é muito bom saber que nossa linda cidade tem uma artista como vc. p/ representa-la mundo afora…obrigada!

  2. Amiga querida, você é uma fonte de inspiração, alegria, amor e perseverança. Fico muito feliz com seu crescente sucesso.
    Seu futuro brilhante está escrito nas estrelas… Obrigada pela oportunidade de ter uma amiga assim tão positiva e impor- tante. Nossa cidade agora tem um conceito muito mais elevado
    por sua causa. Parabéns, Deus te abençoe.

  3. Que linda trajetória de Filha amorosa e de Artista predestinada!!! Deus a abençoe cada vez mais, Erica Gropp Colen, elevando e embelezando seu meio e seu tempo!!! Abraços com admiração!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s