Na próxima terça-feira (22), às 19h30, Lucinha Araújo estará na Pinacoteca Benedicto Calixto para lançar “O tempo não para – Viva Cazuza”, obra que resgata a trajetória da Sociedade Viva Cazuza, criada, há 20 anos, para dar assistência a crianças e adolescentes portadoras de HIV. O livro traz histórias de vida de algumas das 75 crianças que passaram pela instituição.
Esta é a terceira e última parte da trilogia que teve início com “Só as mães são felizes” (1997), que deu origem ao filme de Sandra Werneck e seqüência com “Preciso dizer que te amo”, lançada em 2001. No primeiro, Lucinha revela, em depoimento à jornalista Regina Echeverria, os momentos mais marcantes de sua relação com o filho. No segundo, com a ajuda do pesquisador Mauro Ferreira, reuniu 205 letras e poesias de Cazuza, sendo 78 inéditas.
“O tempo não para – Viva Cazuza”, escrito para arrecadar fundos para a Sociedade, conta ainda com depoimentos de Ney Matogrosso, Sandra de Sá, Frejat, Ezequiel Neves, Nilo Romero, George Israel e Serginho, única pessoa com quem Cazuza teve um relacionamento duradouro. Fotos do cantor, de seus amigos, da entidade e uma cronologia da AIDS completam essa obra.
O sonho de Lucinha Araújo é ver a Sociedade Viva Cazuza superar as dificuldades financeiras que enfrenta atualmente. Ela explica que, com a crise nas empresas fonográficas, causada pela pirataria e pelo download de músicas na web, o repasse dos direitos autorais, referentes à obra de Cazuza já não cobre nem 10% das despesas da ONG.
Lucinha Araújo explica que ela e o marido, o produto musical João Araújo, já deixaram tudo o que têm para a Sociedade Viva Cazuza, mas mesmo assim, diz que não gostaria de morrer sem, antes, ver a cura da AIDS e o fim do preconceito. “Infelizmente, o preconceito vai existir sempre. As pessoas ainda têm preconceito de cor, raça e religião. Não vão ter em relação a AIDS?” declara a autora.
Parte da renda arrecadada com a venda dos exemplares será destinada ao GAPA/BS – Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Baixada Santista e a Associação Prato de Sopa.
Livro: “O Tempo Não para – Viva Cazuza”
Autora: Lucinha Araújo
Editora: Globo
Nº de páginas: 256
Valor do livro: R$39,90
Serviço
Local: Pinacoteca Benedicto Calixto
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão – Santos/SP
Entrada franca.
Estacionamento gratuito: Avenida Epitácio Pessoa, 100
Fonte: Boqnews