Após exatos três anos e 24 dias fechado para reforma, o Orquidário Municipal será, finalmente, reaberto parvisitação. A tão esperada data é o próximo dia 5 de junho.
“Vamos reabrir o parque no Dia Mundial do Meio Ambiente, na antevéspera de feriado (Corpus Christi, dia 7). Será um evento muito especial para a Cidade”, anuncia o secretário municipal de Turismo, Marcelo Fachada.
Agora o parque tem 2,2 mil metros quadrados a mais, totalizando 24,5 mil metros quadrados. O local abriga 450 animais de 70 espécies, além de 1.500 árvores e 2 mil plantas nativas.
Um dos destaques é a variedade de orquídeas. “Várias espécies foram fixadas nas árvores. O parque terá exemplares floridos o ano todo”, afirma o secretário. No total, o Orquidário tem 3 mil orquídeas de mais de 100 espécies distintas.
Animais
Um casal de macacos da espécie bugio e outro casal de gatos- do-mato estão entre as novidades. O ponto turístico também exibirá a cria de antigos moradores: durante a reforma, nasceram três filhotes de veados-catingueiros e um de arara-canindé.
A bióloga Ana Beatriz Comelli conta que o veado mais novo nasceu há quatro meses. “Os outros dois nasceram ao longo dos três anos da reforma. Como um dos machos adultos está arredio, o filhote caçula está separado do grupo”.
Já a arara-canindé, de cinco meses, encontra-se junto dos pais e do outro casal da espécie. “Ela já está do tamanho dos outros. Mas é possível identificá-la pela pelagem branca no peito”, diz a bióloga.
Além dos novos moradores, os futuros visitantes poderão ver de perto cotias, pavões, tartarugas e outros bichos que andam e voam soltos no parque e em recintos próprios para cada espécie.
“Toda a obra foi realizada com os animais presentes no parque. Este foi um dos fatores que dificultaram os trabalhos”, argumenta Fachada.
Mais novidades
Toda a identidade visual foi reformulada. “O parque foi revitalizado por completo. Ganhou novas placas e piso tátil para os portadores de deficiência visual se guiarem no local”, afirma Fachada.
Ele também destaca que o espaço é acessível aos cadeirantes, assim como os três módulos de sanitários. Antes da reforma, o local contava apenas com um módulo de banheiros.
Os portadores de necessidades especiais têm outra atração: o Jardim Sensorial. “É um espaço com espécies de plantas com texturas e aromas diferentes”, conta o secretário. Outra novidade é a Trilha do Mel, um caminho ladeado por seis colmeias de abelhas silvestres, que não são agressivas.
Reformulação
O Orquidário ganhou novas edificações. “A reforma também privilegiou a área técnica. O local tem unidades que abrigam a Administração, a Zoologia, a Botânica e a Educação Ambiental”, diz Fachada.
De acordo com ele, todos os espaços antigos foram ampliados e reformulados. Um deles é o Viveiro de Visitação Interna (VVI), área cercada por rede que abriga aves.
Atualmente, moram provisoriamente no VVI atobás, um cisne negro e tartarugas. “Estas espécies vão para o lago antes da entrega da reforma”, explica a bióloga.
A nova versão do parque terá parquinho, uma loja de suvenires temáticos e uma lanchonete na área externa, devido à proibição de alimentar os animais.
Preços
A taxa de entrada, que antes custava R$ 1,00, ainda não foi definida. “Haverá um reajuste. Mas estamos estudando um ingresso com desconto tipo combo, ou seja, casado com a entrada do Aquário”, adianta Fachada.
Já o horário de funcionamento permanecerá o mesmo: de terça-feira a domingo, das 9 horas às 18 horas.
* A bilheteria fecha às 17 horas.
A Tribuna
Hoje, dia 01/07/2012, consultei este site para saber o horario de funcionamento do orquidario de Santos , recen inaugurado. Segundo a informação deste site, o orquidario fecha as18 horas. Pois certa disso, fui de sao Paulo a Santos chegando as 17 horas ao orquidario, onde além de mim, encontrei varias pessoas indignadas com a bilheteria fechada, porém os portões abertos. Os funcionários afirmando que o horario de fechamento era as 17 horas. Mesmo com as informações do site em mãos, os funcionários nos tratavam com indiferença e falavam que só eram funcionários. Ninguém responde pelo orquidario. Uma moca loura , muito grosseira, ordenou que fechassem o portãQo interno, porém o externo continuava aberto. E obviamente se escondeu atras desse portão. Acredito que o funcionalismo publico do orquidario, além de muito mal treinado, nao cumpre o horario de trabalho a eles determinado. No final , nos fomos prejudicados pelo desencontro de informações e falta de entendimento dos responsáveis pelo parque. O que era para ser um final de tarde de paz e diversão, foi transformado em momentos de nervoso, tensão e muito stress. Lamentável !!!!
As informações são do jornal A Tribuna. O horário de fechamento da bilheteria é 17 horas. Pedimos desculpas pelos transtornos.