Ainda em reforma, com tanques desativados e outros sujos, o Aquário Municipal, na Ponta da Praia, teve o valor do ingresso reduzido de R$ 5,00 para R$ 2,00 neste mês. É uma forma de compensar os poucos atrativos para os visitantes. E, durante o mês de agosto, o local ficará fechado para a conclusão das obras.
Segundo o secretário de Turismo, Marcelo Fachada, os trabalhos para a troca de cenografia e comunicação visual começaram somente em março, para não atrapalhar o movimento na temporada de verão. Deveriam ser concluídos agora em julho, mas houve um atraso no cronograma.
Fachada assegura que um mês é suficiente para o fim da reforma. “É para agilizar o trabalho. Estamos prevendo 30 dias, mas a ideia é (levar) menos tempo. Já demos 30 dias para não causar nenhuma expectativa nas pessoas”.
Reforma
Todos os letreiros dos tanques serão trocados. As informações com os nomes das espécies e as explicações, em inglês e português, ficarão visualmente mais modernas.
Dentro dos aquários haverá, também, nova cenografia, com características do ambiente marinho. Nas paredes dos corredores, haverá reproduções de animais marinhos, com iluminação de neon. O objetivo é deixar o Aquário Municipal mais tematizado.
O secretário Marcelo Fachada explica que, com o fechamento, também será possível trocar o sistema de iluminação e partes do piso, pintar o equipamento público e terminar a remodelação da entrada.
“No tanque do Inti (leão-marinho), vamos fazer manutenção. Como ele está em processo de adestramento, ainda não conseguimos retirá-lo por um longo período do tanque para fazer uma limpeza profunda no espaço”, comenta o secretário.
Outro recinto que sofrerá interferência é o dos pinguins. “Vamos mexer na rede de esgotos. As fezes dos pinguins têm odor forte, e isso é percebido pelos visitantes. Vamos tentar minimizar ao máximo esse cheiro”.