Torre do Emissário Submarino é o local escolhido para o maior mural de grafite da Baixada Santista

Quem costuma passar pelo Emissário Submarino já deve ter reparado em uma pequena movimentação no local: pessoas subindo e descendo da torre próxima ao píer, fotografando, analisando e medindo a construção. É que durante todo o mês de outubro, sete artistas da região se dedicam ao projeto “Mural da Torre” – intervenção artística colaborativa que vai difundir a cultura e a arte de rua ao cotidiano dos moradores e turistas da Baixada Santista.

A ideia surgiu de maneira bastante simples. “A maioria dos grafiteiros já visualizou a possibilidade de um trabalho em uma parede tão grande como aquela. Essa é a nossa maneira de enxergar a cidade: um conjunto interminável de telas prontas para receber a interferência da arte”, comentou Leandro Shesko, um dos envolvidos com o projeto.

A prefeitura de Santos também via a construção como uma possibilidade de integrar arte ao espaço urbano e os sete graffiteiros foram convidados para desempenhar a obra de arte a céu aberto. São eles: Pesado Dub, Shesko, Colante, Thago, Beto Crash, Nando e Twosan (nomes artísticos).

A torre foi escolhida por ter uma ótima localização, ter uma parede grande e lisa, além de ser visualizada por um público grande e crescente. De acordo com o grupo, a intenção é marcar o local que, na opinião deles, melhor representa a Cidade. “Se trata de um lugar próximo a praia, onde é praticado esporte e frequentado por diversas tribos. Nada poderia representar melhor os santistas”, explicam eles.

O painel, que já tem parte de sua pintura iniciada, seguirá a ideia que o grupo tem do ambiente: terá temas relacionados ao mar, natureza, arte e o esporte. Em sua produção, serão utilizados sprays especiais, de baixa pressão e acabamento reforçado, além de detalhes feitos com pincel e stencil. São, aproximadamente, 14 metros de altura trabalhados milimétricamente, transformados no maior mural de graffite da Baixada Santista.

A expectativa dos artistas é de que a iniciativa agrade “gregos e troianos”. “Queremos chamar a atenção de todos, tirar o grafite da ilegalidade e também promover a cultura e a arte de rua, mobilizando o poder público e privado para várias questões. Isso tudo criando algo apenas para ser contemplado”, comenta Shesko.

O Mural da Torre é patrocinado por D`Boa, Tintas e Tintas, Evolution e Sweet Sugar. Co-realização de Klãdestino, Ataque Colante, Cães de Rua, A Fase e 2N. Apoiam o projeto o Vasco da Gama Turismo, Tintas São Miguel, Fashion Mobile Celulares, World Digital Adesivos, Pão Kimbu Lanches, Dose de Inspiração, Coletivo Audiovisual, Galeria Santista D`arte, Janela Digital Produtora, Máxima Empreiteira e Cromática Comunicação Visual.

Boqnews

Enhanced by Zemanta

Um pensamento sobre “Torre do Emissário Submarino é o local escolhido para o maior mural de grafite da Baixada Santista

  1. Estão querendo que apagem a CAVEIRA do artista COLANTE, o pessoal responsável pela área, estão falando que ela remete a morte e a coisa ruim! Ele vai começar apagar amanhã…
    Uma pena, o trabalho está lindo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s